Criciúma

Case Sul: Estado garante que novos profissionais serão empossados em até 60 dias

Novos técnicos foram nomeados no Diário Oficial, publicado no dia 6 de maio

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 09/06/2025 às 10:50
imagem da noticia
Foto: Patrick Stüpp/Portal Engeplus

Os novos profissionais, aprovados em concurso público para atuar nos sistemas prisionais e socioeducativos de Santa Catarina, serão empossados em um prazo de até 60 dias. Os novos técnicos da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) foram nomeados no dia 6 de maio, por meio de uma publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

No momento, os sistemas prisionais e socioeducativos, como o Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Criciúma (Case) estão registrando problemas devido à falta de profissionais de Admissão de Caráter Temporário (ACTs), desde o dia 31 de maio. O prazo da nomeação foi informado por meio de uma nova nota oficial encaminhada ao Portal Engeplus, que reforçou que este é um direito garantido a todos os nomeados.

Atualmente, as unidades prisionais e unidades socioeducativas de Santa Catarina estão registrando problemas com falta de profissionais de Admissão de Caráter Temporário (ACTs), já que cerca de 900 funcionários não tiveram seus contratos renovados e foram exonerados à meia-noite do dia 31 de maio. Ao todo, foram desligados 429 agentes penitenciários, 189 agentes socioeducativos e 360 técnicos de saúde e administrativos.

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Estrutura está registrando problemas com falta de profissionais. (Foto: Patrick Stüpp/Portal Engeplus)

Para saber mais do problema, no último sábado, dia 7, a reportagem do Portal Engeplus esteve no local para acompanhar as visitas e conversar com os pais, que estão preocupados com a situação dos detentos. Os familiares relataram problemas relacionados aos atendimentos de saúde, assistência social e alimentação. A estrutura está com 56 adolescentes e apenas dois profissionais técnicos atuando na unidade.

“Em relação aos questionamentos sobre o atendimento à saúde e a nomeação de novos técnicos, informamos que o Departamento de Administração Socioeducativa (Dease) tem encaminhado semanalmente equipes de saúde para prestar atendimentos no local. Além disso, em casos emergenciais ou de urgência, a rede de saúde do município é acionada para garantir o suporte necessário aos servidores. Sobre a estrutura da cozinha, não há relação entre as atividades da cozinha e os profissionais técnicos mencionados”, disse a nota.

O nome de todos os novos profissionais nomeados podem ser conferidos clicando aqui. Abaixo, também confira o comunicado completo da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social:

Em relação aos questionamentos sobre o atendimento à saúde e a nomeação de novos técnicos, informamos que o Departamento de Administração Socioeducativa  (DEASE) tem encaminhado semanalmente equipes de saúde para prestar atendimentos no local. Além disso, em casos emergenciais ou de urgência, a rede de saúde do município é acionada para garantir o suporte necessário aos servidores.

Sobre a estrutura da cozinha, não há relação entre as atividades da cozinha e os profissionais técnicos mencionados.

Em relação à posse dos novos técnicos, esclarecemos que eles foram nomeados por meio de publicação no Diário Oficial no dia 6 de maio. Conforme previsto na legislação vigente, os aprovados em concurso público têm o prazo de até 60 dias, contados a partir da data da nomeação, para tomar posse. Esse é um direito legal garantido a todos os aprovados.

Leia mais sobre:

criciuma,

estado,

Case Sul,

Falta de profissionais.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral