Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 01/07/2025 às 11:09As ações do Junho Vermelho, realizadas pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), encerraram com bons resultados em 2025. Ao longo do último mês, foram aproximadamente 1,5 mil bolsas de sangue coletadas e mais de 1,9 mil doadores atendidos nos hemocentros espalhados pelo Estado.
Segundo a coordenadora técnica do hemocentro de Criciúma, Camila Rodrigues Daminelli, as expectativas para as iniciativas de conscientização neste ano estavam positivas, principalmente por conta da divulgação que foi realizada. Com as ações feitas, foi mantido uma coleta linear e os bancos de sangue ficaram em níveis adequados em toda rede.
“Estávamos com boas expectativas e todas elas foram alcançadas. Ficamos contentes com os resultados, pois alcançamos as metas que queríamos. Porém, nos próximos meses vamos continuar solicitando o apoio para que a população continue realizando o ato de doação de sangue regularmente, e não apenas no mês de junho”, disse.
Estoque adequado
Para Camila, os resultados obtidos ao longo da campanha do último mês ajudarão a manter os estoques de sangue em níveis adequados no mês de julho, que as doações costumam cair principalmente devido às baixas temperaturas registradas no inverno. A preocupação no momento é apenas com a tipagem O-, que ainda está em nível de alerta.
“Estávamos registrando níveis reduzidos nos últimos meses, mas, com certeza, nossas iniciativas mantiveram as outras tipagens mais próximos do regular. Queremos agradecer as pessoas que compareceram e precisamos tornar a doação de sangue um hábito diário na população. Foi um mês que conseguimos respirar, já que nossas expectativas se concretizaram”, afirmou a coordenadora.
Próximos meses
Embora a campanha do Junho Vermelho tenha encerrado, as ações feitas pelo Hemosc seguirão nos próximos meses em toda Santa Catarina. Uma das principais iniciativas será a abertura dos hemocentros em dois sábados de cada mês. As pessoas interessadas poderão fazer as doações até o meio-dia, seguindo as recomendações indicadas.
Ao todo, Santa Catarina tem sete hemocentros, localizados nos municípios de Criciúma, Blumenau, Florianópolis, Chapecó, Joaçaba, Joinville e Lages. Além disso, dois pontos de coleta estão em Jaraguá do Sul e Tubarão. Além da abertura aos sábados, também serão feitas ações nas escolas, empresas e também coletas externas em determinados municípios do Estado.
“Quem não compareceu no mês de junho, pode comparecer nos próximos meses. Nossa principal finalidade é fazer com que os doadores compareçam sempre e não apenas em momentos específicos para mantermos um trabalho mais adequado. Além disso, para quem quiser doar no inverno, as recomendações são as mesmas. Porém, a única atenção é na questão das doenças respiratórias, por conta das baixas temperaturas”, ressaltou.
Veja os requisitos para ser doador:
Ter entre 16 e 68 anos completos. Doadores menos de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis;
Estar bem alimentado e evitar prática de jejum;
Ter uma boa noite de sono;
Não ter machucados ou queimaduras;
Levar documento com foto.
Para mais informações, os doadores podem entrar no site do Hemosc ou entrar em contato pelo telefone (48) 3444-7407. Uma matéria especial sobre a campanha Junho Vermelho também foi feita pelo Portal Engeplus, clique aqui e confira a reportagem completa.
Leia mais sobre:
hemosc,
doação de sangue,
Junho Vermelho.
4ª edição
Clínicas integradas
Capivari de Baixo
Neste sábado
O amor está no ar
Cooperativismo
Fomento à prática
Potência Feminina
Fomento à prática