Encalhe

Baleia cachalote é encontrada morta encalhada em Laguna

Animal foi localizado na Praia de Itapirubá Sul nessa terça-feira, dia 1°

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 02/07/2025 às 10:15
imagem da noticia
Foto: Instituto Autralis/Divulgação

Uma baleia cachalote foi encontrada morta nessa terça-feira, dia 1° de julho, em Laguna. O animal foi localizado encalhado já sem vida na Praia de Itapirubá Sul. A ocorrência foi registrada e atendida na área do Projeto de Monitoramento da Bacia de Santos (PMP-BS), executado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), após acionamento dos moradores locais. 

Após o atendimento, os procedimentos de necropsia e coleta de amostras biológicas, para identificar a possível causa da morte, será realizada pela equipe de pesquisadores do Laboratório de Zoologia da Udesc. Segundo informações do Instituto Australis, é importante que as pessoas respeitem a área para evitar riscos de contaminação por agentes biológicos e para não atrapalhar os próximos trabalhos que serão feitos. 

Segundo explicou o órgão ambiental, o cachalote é considerado uma espécie cosmopolita, ou seja, ocorre em todo oceano, inclusive no Litoral catarinense. Porém, diferente das baleias-francas, a presença da baleia cachalote é majoritariamente oceânica, já que se alimenta em profundidades maiores que mil metros. Por conta disso, é uma espécie raramente avistada pela costa. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

“Machos adultos de cachalote podem atingir 19 metros e 60 toneladas, enquanto as fêmeas passam raramente de 12 metros e 25 toneladas. Uma característica marcante da espécie é o tamanho de sua cabeça, que representa até um quarto do corpo”, ressaltou, em nota, o Instituto Australis, que é responsável por desenvolver o projeto de monitoramento ambiental ProFRANCA. 

A ocorrência foi atendida por meio do Protocolo de Encalhes e Emalhes da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (ICMBio). Já a realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. 

Fotos: Instituto Austalis/Divulgação

Leia mais sobre:

laguna,

BALEIA,

udesc,

Instituto Australis,

Praia de Itapirubá,

Cachalote.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral