Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
Publicidade
SC

Hemosc adota novos critérios de doação de sangue para quem teve Covid-19

A mudança foi estabelecida pelo Ministério da Saúde

Por Redação Engeplus

1 min de leitura

Compartilhar:
Hemosc adota novos critérios de doação de sangue para quem teve Covid-19
Foto: Mauricio Vieira / Arquivo / Secom

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) passou a adotar novos critérios para os doadores de sangue voluntários que tiveram Covid-19. A partir de agora, as pessoas que testaram positivo para a doença podem doar após 10 dias da completa recuperação. Antes, os doadores precisavam aguardar 30 dias. A mudança foi estabelecida pelo Ministério da Saúde em nota técnica para todos os hemocentros do país.

O coordenador de Captação de Doadores do Hemosc, Silvio Antônio Battistella, explicou que com aumento exponencial do número de infectados no país, a revisão das orientações previstas na Nota Técnica e a redução deste tempo para 10 dias vão auxiliar os hemocentros, especialmente diante das dificuldades em se conseguir doadores saudáveis.

Battistella reforçou ainda que os candidatos à doação de sangue que tiveram contato a um caso confirmado deverão ser considerados inaptos pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas. Não apresentando nenhum sintoma, pode ser doador.

Publicidade

Atendimento com hora marcada

  • A doação de sangue está funcionando com agendamento prévio, que pode ser feito por telefone ou pelo site

  • Mais informações sobre a doação de sangue aqui

  • Onde doar e horários aqui

  • Agendamentos aqui

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirApenas uma região de Santa Catarina em risco moderado