Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
Hino Nacional

Hino Nacional e suas versões

Por Redação Engeplus

1 min de leitura

Compartilhar:
Hino Nacional e suas versões

“O Brasil sonhado no canto de um povo” foi o tema de abertura na noite dessa segunda-feira da 8ª Semana Acadêmica do curso de História da Unesc.

A palestra do professor Rafael Rosa Hagemeyer, da Udesc, foi proferida na sede da Associação dos Professores e Funcionários da universidade.

Hagemeyer falou das funções dos hinos para as nações e das modificações sofridas pelo hino brasileiro de acordo com fatos e acontecimentos, gerando várias versões. A primeira gravação em 1900, sem letra, foi executada por uma banda do Exército num ritmo muito mais acelerado, contou ele.

A primeira versão cantada do Hino Nacional, ainda segundo Hagemeyer, foi gravada em 1917 por Vicente Celestino com a letra de Joaquim Osório Duque-Estrada. Além de palestras, a semana acadêmica conta debates e com uma feira de livros até sexta-feira.

(Fotos: Antonio Rozeng / Unesc)

Hino Nacional e suas versões — foto 1
Foto 1 de 6
Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirAberta feira tecnológica do Bairro da Juventude