Instalação da central semafórica provoca instabilidade no sistema de sinaleiras em Criciúma
Semáforos desligados e com tempos desregulados são alguns dos problemas relatados
Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br
2 min de leitura

O sistema de semáforos de Criciúma vem apresentando instabilidade nos últimos dias. Desde a última segunda-feira, dia 21, o problema tem gerado transtornos aos motoristas, causando lentidão no trânsito e formação de filas, principalmente nos momentos com fluxo de veículos mais intenso.
O Departamento de Trânsito e Transporte (DTT) da Prefeitura de Criciúma está ciente das dificuldades e informou que as alterações no sistema fazem parte do processo de implantação da nova central semafórica. O modelo passará a funcionar no município nas próximas semanas.
“Neste período de instalação dos equipamentos, é normal que ocorram dificuldades e períodos de muito trânsito em horários de pico. São transtornos temporários que fazem parte do período de ajustes para o melhor funcionamento da Central Semafórica”, ressaltou o prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris.

Entre os problemas relatados por motoristas está o desligamento de sinaleiras e semáforos com um curto período no sinal verde, impedindo a fluidez no trânsito. “A previsão é que nas próximas semanas a central já entre em funcionamento, depois que os estudos e testes forem finalizados. São ajustes necessários para a implantação e pleno funcionamento do serviço”, reforçou o diretor DTT, Gustavo Medeiros.
Novo modelo promete melhorias no trânsito
A central semafórica entrará em funcionamento no Centro de Controle e Operação (CCO), localizado na sede da Defesa Civil. Os técnicos de tráfego da DTT serão responsáveis pela operação.
O novo sistema permitirá o funcionamento da onda verde, em horários de pico. Será possível realizar a sincronização de semáforos, por meio da programação dos tempos de abertura e fechamento, criando uma sequência de sinais verde para melhorar o fluxo dos veículos.
Inicialmente, a nova tecnologia substituirá o modelo analógico presente em 52 cruzamentos espalhados por toda a cidade. Somente na Avenida Centenário, serão substituídos 17 pontos.








