Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 07/07/2025 às 16:05O livro ‘A Porta das Trevas' — 'O segredo que atravessa séculos prestes a abalar as estruturas do Cristianismo' — , do criciumense Valdemir José Francisco de 63 anos, está disponível para aquisição. Com uma proposta instigante de revelar alguns fatos desconhecidos por muitos cristãos, a obra foi escrita utilizando a ficção como linguagem e fatos históricos, relacionados à história das igrejas cristãs no Brasil e na Europa.
O autor espera que com a leitura da obra, as pessoas pensem sobre o ambiente religioso em que vivem, e se ele contribui positivamente para o crescimento integral do ser humano ou se ele está apenas servindo para outros propósitos.
Francisco explicou que a porta das trevas é simbólica, e que sua simbologia está associada à alguma realidade escondida. “As trevas ou a escuridão tem a mesma conotação. Esconder algum segredo para que não venha para a luz (claridade) do entendimento. A história do Cristianismo é repleta de fatos que são desconhecidos por muitos cristãos. Há outros fatos que foram escondidos propositadamente. A porta das trevas revelará alguns deles", afirmou.
Sobre a pesquisa e construção
O escritor disse que a ideia central do livro foi desenvolvida em 30 dias. “Em quatro meses ele estava encorpado e pronto para as revisões e também para a tradução para a língua inglesa”, disse. A obra foi escrita por ele em Londres, na capital da Inglaterra, onde mora atualmente.
Estudioso na área de teologia e filosofia, Francisco contou que o livro é fruto da sua imaginação, aliada aos estudos, assim como experiências práticas e educacionais em diversas instituições religiosas. “Os lugares onde os personagens atuam são reais. Ele inicia na cidade de Buford, no interior da Inglaterra, passa pela capital Londres e Edimburgo, capital da Escócia”, comentou.
Sobre o processo criativo
O autor, que é cristão, afirmou que não teve dificuldades durante o processo criativo do livro. “Eu respiro teologia e filosofia todos os dias. São minhas áreas de interesse, então, é sempre um prazer escrever sobre o que se gosta”, disse.
Ele revelou ainda que a motivação para escrever sobre o assunto veio do desejo de compartilhar informações, por ser esse o papel de um professor. “Eu sempre penso em contribuir para uma reflexão positiva e não simplesmente gerar debates inúteis”, acrescentou.
Repercussão
‘A Porta das Trevas' foi lançado no início do mês de junho deste ano. O escritor acredita que o livro tem sido bem receptivo. “Os feedbacks que recebi até o momento têm sido positivos e motivadores”, ressaltou, complementando ainda sobre o que pretende para o futuro em relação a continuação da história. “Será uma trilogia. Alguns personagens estarão presentes nos três livros”, destacou.
O autor afirmou que após terminar a trilogia pretende fazer uma segunda edição do seu primeiro livro ‘Ainda é tempo de recomeçar’, lançado por Arrabon Produções, em 1995, e que está esgotado.
Sobre o autor
Valdemir José Francisco é um estudioso de teologia e filosofia desde seus 20 anos de idade. Bacharel em Teologia com Complementação Filosófica, Pós Graduado em Gestão Empresarial com Habilitação para o Magistério Superior. Professor Universitário na área de Gestão de Pessoas. Reside há cinco anos em Londres, na Inglaterra, com a esposa Kátia de Lorenzi, que é natural de Urussanga.
Autor do livro ‘Ainda é tempo de recomeçar’, lançou sua segunda obra literária ‘A Porta das Trevas’, uma ficção sobre os bastidores do Cristianismo, com versões em português e inglês, disponíveis no formato de livros em brochura e ebook/kindle. Acesse clicando aqui.
Leia mais sobre:
leitura,
reflexao,
ambiente religioso.
Fé e esperança
Primeira da região
Literatura
Romance filosófico
Evento gratuito
Paixão pela escrita
Primeira da região