Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 18/07/2025 às 11:49O município de Criciúma terá a primeira cartilha educacional sobre os seus mamíferos silvestres. O material, produzido pelo biólogo Vitor Bastos, será lançado na manhã deste sábado, dia 19, em um evento na Livraria Fátima, localizada na Praça Nereu Ramos, na área central da cidade. A iniciativa ocorrerá das 9 às 13 horas e a entrada será de forma gratuita.
Com 15 páginas, o livro proporcionará aos leitores informações sobre seis espécies de mamíferos silvestres conhecidas em Criciúma: bugio, ouriço, quati, cutia, tamanduá-mirim e gambá-de-orelha-branca. A obra demorou três meses para ficar pronta e conta com ilustrações de uma artista de Tubarão.
“Toda a produção ficou pronta em maio deste ano e, inicialmente, foi feita uma tiragem de 360 exemplares. As pessoas que tiverem interesse em adquirir meu novo material podem participar do evento realizado neste sábado. Posteriormente, dependendo de como for a ação, mais cópias serão impressas e disponibilizadas para a venda”, contou Bastos.
Educação ambiental em pauta
Conforme o biólogo, a principal finalidade do lançamento deste material é mostrar a importância da educação ambiental e ajudar as pessoas a conhecerem e identificarem as seis espécies destacadas no livro. O processo de leitura ajudará as crianças, adolescentes e adultos que moram em Criciúma a entenderem um pouco mais da fauna regional.
“Por meio desta cartilha, conseguiremos fazer com que esses animais recebam mais ajudas e leis que promovam a preservação das áreas verdes, geralmente habitadas por essas seis espécies. O livro vai fazer parte da história de Criciúma, então é algo bacana e espero que a nossa população acabe gostando”, afirmou, em entrevista ao Portal Engeplus.
Além do material que será lançado neste fim de semana, o biólogo também reforça a preservação da fauna regional na página do Instagram Faunativa. Para saber mais sobre as publicações (clique aqui).
Leia mais sobre:
criciuma,
leitura,
Cartilha educacional,
Mamíferos silvestres.
‘A Porta das Trevas’
No Altar
Literatura
Romance filosófico
Evento gratuito
Paixão pela escrita
Superação