Maioria dos incêndios em vegetação registrados em Criciúma são causados pelo homem
Até o dia 20 deste mês, 28 ocorrências já foram registradas pelo Corpo de Bombeiros

Diariamente o Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma atende ocorrências de fogo em vegetação, a maioria deles causadas pelo homem. Apenas neste mês, 28 ocorrências deste tipo já foram registradas na cidade.
O motivo que leva as pessoas a colocarem fogo em vegetação são os mais variáveis. “Tem quem coloque fogo no terreno para limpar, então prefere queimar, do que roçar. Tem quem quer evitar a proliferação de insetos e animais, tem quem coloca fogo no lixo e acaba perdendo o controle do fogo, e tem aqueles que simplesmente colocam fogo por colocar”, afirma capitão Samuel Ambrosio, chefe do setor de Instauração e Ensino do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de criciúma.
Colocar fogo em vegetação é crime ambiental, porém em Criciúma, dificilmente os bombeiros conseguem identificar o causador do incêndio. “Os moradores próximos ao foco do incêndio ligam, informam sobre o incêndio, mas não contam quem foi o responsável pela prática”.
Durante os meses de novembro e dezembro, o atual número de 28 ocorrências em 20 dias, pode ser facilmente o número de ocorrências atendidas em apenas 24 horas. “Esse aumento acontece em função do calor e da estiagem, mas a causa dos incêndio segue sendo a mesma, queima iniciada pelo homem”.
Os incêndios em vegetação afetam tanto a saúde, em função da fumaça, quanto a segurança, por em alguns casos saírem fora do controle. “A fumaça é perigosa principalmente para as criança, idosos e quem sofre com problemas respiratórios.Temos também os casos de incêndio em beira de estrada, que acabam prejudicando o trânsito e às vezes até mesmo causando acidentes com vítimas fatais”.
Para contribuir com o trabalho do Corpo de Bombeiros, a população pode além de informar sobre o incêndio, denunciar o autor, e ainda realizar um boletim de ocorrência.




