Por Denis Luciano - denis.luciano@engeplus.com.br
Em 30/05/2011 às 15:10Empreendedor gaúcho que prosperou no comércio em Criciúma, onde foi vereador, presidente da Câmara e prefeito em 1955, o comerciante Sinval Rosário Bohrer estaria completando 100 anos nesta segunda-feira se ainda estivesse vivo.
Nascido em Porto Alegre em 30 de maio de 1911, Bohrer faleceu em Criciúma em 1980. Na cidade, abriu a filial das Lojas Renner em 1944. Residiu até o fim da sua vida na rua Santo Antônio onde hoje está erguido um prédio com seu nome. Na esquina com a Getúlio Vargas, onde hoje funciona uma loja de artigos esportivos, dirigiu por muito tempo a unidade criciumense da Renner.
Notabilizou-se no esporte, sendo sócio-fundador e primeiro presidente do Comerciário Esporte Clube. "O Comerciário não pagava salários, mas os jogadores que se saíam bem eram presenteados pelo seu Sinval com artigos da Renner como roupas e calçados", lembra Jair Honório Silva, genro do extinto comerciante. "O seu Sinval era um apaixonado pelo Comerciário. Ele usava um chapéu no estádio e se notabilizava pois sempre que saía um gol ele acenava para a torcida com o chapéu". A paixão pelo futebol vinha de berço, pois seu tio, Carlos Bohrer, foi um dos fundadores do Grêmio Football Porto Alegrense.
Na política, ingressou na Câmara como suplente de vereador na legislatura 1947/51. Em 1955, foi prefeito interino quando da renúncia de Paulo Preiss, e fez a transição para o prefeito Napoleão de Oliveira. Foi presidente da Câmara até 1958. "Ele teve grande amizade com o deputado Diomício Freitas. Foram grandes amigos", lembra o genro Jair.
Ainda vive em Criciúma a sua viúva, Júlia Tomé Bohrer, atualmente com 93 anos. Da união de Sinval e Júlia nasceu Lorena Tomé Bohrer Silva, natural de Lauro Müller e que deu a luz a três filhos. A prole continua com dois netos.
"Foi um grande homem e Criciúma deve muitas homenagens a ele", finaliza Jair Silva.
Memória
Florianópolis
Capivari de Baixo
Criciúma
Lembrança
Tigre
Tigre
seis décadas