Música

Banda criciumense Ponto Zero lança videoclipe com cenas gravadas no mirante

Música que mistura rap e rock traz mensagem sobre mudança pessoal

Por Samuel Borges - samuel.borges@engeplus.com.br

Em 20/04/2024 às 10:19
imagem da noticia
Foto: Reprodução/Videoclipe

A banda criciumense Ponto Zero lançou na última semana a música “Mestres”, acompanhada de um videoclipe com cenas gravadas no Mirante Realdo Santos Guglielmi, no Morro Cechinel. Tendo como base o estilo Nu Metal, a composição aborda temas como questionamentos internos, mudança pessoal, reflexão e autoconfiança.

A letra da canção retrata a influência que mudanças de atitudes podem ter para alcançar objetivos. “A principal mensagem é que a gente não vai conseguir nenhum resultado diferente fazendo as mesmas coisas, tendo os mesmo hábitos e ficando na zona de conforto. É também sobre questionar tudo, a si, a sociedade, fé e princípios”, revela o vocalista da banda, Lucas Valcanaia, o Valca, de 26 anos.

Videoclipe

Continua após anúncio
Fim do anúncio

O videoclipe, conforme o vocalista, retrata essa ideia, que está presente no refrão da música. "Se eu não mudar a mim mesmo, se eu não sair do lugar, nada vai mudar. [O clipe] é um loop. Começa com o ator tendo as mesmas atitudes que se repetem todos os dias, ele está fumando, bebendo e usando entorpecentes, porque não consegue superar a perda de alguém", explica.

Na narrativa, o personagem morre em decorrência desses vícios. Na sequência, o clipe recomeça e o dia retratado volta ao início. "Dessa vez, ele muda a primeira atitude ao acordar e toma a decisão de mudar de verdade. Isso altera todo o desfecho do personagem, que começa a colher frutos diferentes", relata Valca. O videoclipe foi produzido por Marciano Alves, produtor e diretor da região.

Sobre a banda

A Ponto Zero foi criada em meados de 2021, quando Valcanaia foi a um estúdio fazer uma música que misturava os estilos trap e rock. “Chamei o Davi Dagostim, que foi nosso primeiro guitarrista, e construindo essa música, que seria apenas um single meu, surgiu a ideia de montar uma banda. Queríamos algo que misturasse rock com trap, com rap ou outro estilo. Foi nesse contexto que o grupo surgiu”, relembra o artista.

O nome da banda é resultado de uma experiência que o vocalista teve em sua trajetória musical. Apesar de sempre ter gostado de rock, seus primeiros projetos foram no rap. “Durante seis anos fiz parte de um grupo de rap aqui de Criciúma, a ‘Família ZL’. E quando me desliguei dele, voltei ao rock, ao ponto zero, o ponto de partida”, recorda Valca. A atual formação da Ponto Zero, além do vocalista Valca, tem Luiz de Bem na guitarra, Jediel Carminatti na bateria, Bryan Querino no teclado e vocal e Guilherme Peruck no baixo e vocal.


Videoclipe de nova música tem cenas gravadas no Mirante Realdo Santos Guglielmi. (Foto: Reprodução/Videoclipe)

“Mestres” é a segunda música autoral da banda a ser lançada. A primeira delas, “O Que Eu Quis”, foi lançada em 2022. “Temos cerca de cinco ou seis músicas autorais até agora. Estamos trabalhando em um EP de seis faixas, para lançar até o final deste ano”, planeja Valcanaia.

O grupo ainda faz um tributo ao Linkin Park, banda de Nu Metal da Califórnia que ficou internacionalmente conhecida com músicas como “Numb” e “In The End”. “Esse tributo já abriu muitas portas para a gente. Já visitamos eventos e festivais muito legais, mas nosso intuito é a música autoral, trabalhar nossa própria essência, tocar o que gostamos e o que queremos passar por meio das músicas. Isso misturando rap e o rock, sample e sintetizadores, trazendo o peso do rock com uma pegada agressiva”, detalha.


Mestres é a segunda música autoral lançada pela banda, que também faz tributo ao Linkin Park. (Foto: Divulgação)

É possível seguir o trabalho da banda Ponto Zero no Instagram, Youtube e Spotify.

Leia mais sobre:

criciuma,

Banda,

mestres,

pontozero.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Música