Criciúma

Vagner Espíndola rebate crítica sobre novos cargos comissionados: “Estão tentando jogar para a torcida”

Prefeito garantiu a necessidade dos 63 novos cargos; projeto está na Câmara

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 22/04/2025 às 11:45
imagem da noticia
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus

A Prefeitura de Criciúma protocolou na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei Complementar PLC-EXE nº 5/2025, que propõe alteração no quadro de cargos comissionados. A medida extingue 430 funções previstas em legislação anterior e cria 63 novos cargos. O prefeito Vagner Espíndola (PSD) garantiu a necessidade das novas funções e rebateu críticas dos vereadores de oposição. 

É uma exploração política de quem não conhece de gestão pública. Vi aí alguns vereadores fazendo política em torno disso. Basta perguntar para o vereador qual era a população que tínhamos em 2019 e 2020 e a população que temos hoje. Ou seja, conforme a população cresce, é necessário que a estrutura da Prefeitura de Criciúma atenda também a esse cidadão. Agora, o que o vereador não traz, porque ele sabe que é uma verdade, é que o custo com o pessoal vem diminuindo”, comentou o prefeito em entrevista ao Portal Engeplus

Espíndola garantiu que os novos cargos são adaptados e que é necessário para a gestão pública. “Estão tentando jogar para a torcida. O vereador que hoje for contra o projeto dessa nova estrutura, ele precisa dizer para as pessoas que ele está sendo contra os serviços básicos que são essenciais. Esses cargos que estão sendo, na realidade, adaptados, eles vêm no encontro da gestão pública moderna”, frisou.

O chefe do Poder Executivo garantiu que o município realizou um estudo sobre os cargos que não fazem mais sentido e apresentou uma lista de novas funções. “O que fizemos foi fazer um raio-x em todos aqueles cargos que não faziam mais sentido e estamos apresentando uma lista de novos cargos e vai ficar a critério do prefeito contratar ou não. Os cargos vão apenas serem criados”, afirmou. "É uma adaptação. Mas volto a dizer, não vou ficar fazendo politicagem com isso, porque a cidade de Criciúma é muito maior. Nós estamos projetando a cidade para os próximos 25 anos. Jamais iria mandar um projeto de lei para a Câmara que aumentasse o número, ou pelo menos a despesa. Muito pelo contrário”, acrescentou. 

O prefeito ainda provocou os vereadores a mostrarem números e o percentual de gasto com o pessoal que o governo estará aumentando. “Sabe por que não fazem isso? Porque eles sabem que o que eles estão defendendo é uma mentira. A verdade é que o município está com as contas públicas em dia. Somos analisados pela Secretaria do Tesouro Nacional como um dos municípios mais eficientes com gasto, mas também com a eficiência de recursos públicos”, pontuou. O projeto está na Comissão de Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos, Infância e Adolescência e deve ser encaminhado para a votação na próxima semana. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Leia mais sobre:

criciuma,

politica,

Vagner Espindola.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Política