DPCAMI

Vereador solicita efetivo policial para integrar nova delegacia de Polícia Civil em Içara

Requerimento será apresentado na sessão desta segunda-feira, dia 7

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 07/07/2025 às 13:31
imagem da noticia
Foto: Rafaela Custódio/Arquivo/Portal Engeplus

Por meio de um requerimento, o vereador Charles Cargnin (PL) está solicitando um efetivo policial para integrar a unidade da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e Idoso (DPCAMI), que será instalada, em Içara. O questionamento será direcionado para o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e apresentado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, dia 7.

Em entrevista ao Portal Engeplus, o parlamentar ressaltou que a finalidade desta iniciativa é não precisar realocar os policias civis da atual delegacia de Polícia Civil do município, mas somar com os profissionais que já atuam em Içara. Além de um delegado e um psicólogo policial que já estão confirmados, o vereador está solicitando a vinda de mais três policiais. 

“Para que a DPCAMI possa de fato iniciar seu funcionamento e cumprir sua missão de acolher e proteger mulheres, crianças, adolescentes e idosos vítimas de violência, é indispensável a presença de agentes e escrivães que deem suporte à atuação técnica de forma exclusiva para a unidade. Por este motivo solicitamos o envio de efetivo sem que haja a realocação dos agentes já existentes no município”, ressaltou. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Texto é de autoria do vereador Charles Cargnin. (Foto: Câmara de Vereadores de Içara/Divulgação)

Casos de violência doméstica e familiar

Por conta dos casos de violência doméstica e familiar no município, em justificativa, o parlamentar afirmou que este efetivo policial garantirá um pleno funcionamento da nova delegacia de Polícia Civil, preservando os serviços já prestados pela Polícia Civil em Içara. “Içara, com mais de 60 mil habitantes, é referência regional e registra, infelizmente, um número expressivo de casos de violência doméstica e familiar”, pontua. 

Inicialmente, não será feito uma construção da nova delegacia. Os atendimentos serão feitos em um novo espaço, que será alugado pela Polícia Civil no município. Com isso, Içara poderá ser o primeiro município não sede de uma delegacia regional de Polícia Civil a receber uma unidade da DPCAMI. 

A necessidade de ter uma estrutura voltada para a proteção à criança, ao adolescente, à mulher e ao idoso surgiu durante uma reunião com a participação de representantes das forças de segurança do município, de uma comissão de vereadores e do delegado Rafael IascoAtualmente, a DPCAMI está presente apenas na capital e nas sedes de atuação regional da Polícia Civil.

Leia mais sobre:

Polícia Civil,

politica,

DPCAMI,

efetivo policial.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Política