Processo seletivo de Maracajá apresenta 100% de reprovação em teste de aptidão física
Rigidez da prova foi superior ao procedimento aplicado pela Polícia Militar (PM)
Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
3 min de leitura

O processo seletivo de Maracajá pode ser judicializado nos próximos dias. A prefeitura buscava o preenchimento de 25 vagas para as funções de agente de saúde (ESF), agente de limpeza urbana, obras e serviços gerais, faxineira, gari, merendeira, monitor de ônibus servente e zelador de escola, no entanto, todos os candidatos foram reprovados no teste de aptidão física.
Conforme o edital, para aprovação, os candidatos homens precisavam percorrer um trajeto de 2,7 quilômetros em 12 minutos. Já as mulheres tiveram o mesmo tempo para percorrer 2,1 km. Com o alto índice de reprovação, a prefeitura estuda judicialmente como preencherá as vagas.
A secretária de Administração da prefeitura, Marluci Vitali, explica que a rigidez do teste ocorreu em função do alto número de atestados médicos registrados pela prefeitura. "A experiência do ano anterior, quando o teste físico foi menos exigente, nos resultou em contratações de pessoas que não tinham condições físicas de executar as tarefas para as quais foram contratadas e registramos excesso de atestados médicos em consequência disto, mas não esperávamos que todos os candidatos fossem desclassificados", pondera.
O prefeito Arlindo Rocha diz que há uma urgência para contratação dos profissionais. E que existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual, datado de 2016, que prevê a admissão sem necessidade de processo seletivo em caso de não preenchimento das vagas.
“O procedimento legal será obedecido, o princípio da administração pública é a legalidade. Tem uma comissão [do processo seletivo] e não participei disso. Vou fazer a prova. Achei exagerada e não é essa intenção do município, até porque com o TAC, se não houver aprovados no seletivo, o município pode contratar direto. E não é isso que queremos fazer”, explica.
Para se ter uma ideia da rigidez do teste de aptidão física do processo seletivo de Maracajá, no concurso da Polícia Militar (PM) de Santa Catarina, realizado no final do ano passado, o teste exigiu que candidatos homens percorressem 2,4 km em 12 minutos. Já as mulheres, a distância estipulada foi de 1,970 km.
“Conheço pessoas que estavam ali que são atletas. Tem um que foi campeão do Campeonato de Futsal do ano passado no município. Estou aguardando a questão jurídica porque não esperava este resultado. Em três anos de governo isto nunca havia acontecido”, lamenta o prefeito.
Enquanto aguarda uma solução junto à equipe jurídica da prefeitura, o prefeito promete realizar o teste de aptidão física a partir das 9 horas desta sexta-feira, dia 28, na pista do Centro Esportivo Municipal.







