Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
Na Tailândia

Próximo da aposentadoria, lutador busca apoio para representar Sul de SC em Mundial de muay thai

Natural de São Ludgero, Vanderlei Fernandes já foi vice-campeão do WBC Muay Thai em 2024

Por Leonardo de Souza - leonardo.minatto@engeplus.com.br

3 min de leitura

Compartilhar:
Próximo da aposentadoria, lutador busca apoio para representar Sul de SC em Mundial de muay thai
Foto: Redes Sociais/Divulgação

Praticante de muay thai há mais de 20 anos, o lutador são-ludgerense Vanderlei Fernandes se prepara para um dos maiores desafios de sua trajetória esportiva. Ele disputará o Mundial World Boxing Council (WBC) de Muay Thai na Tailândia. O torneio ocorre entre os dias 25 e 29 de junho, em Bangkok.

Fernandes, que reside em Criciúma há 20 anos, começou a praticar artes marciais em 1997, com o taekwondo. Em 2004, quando se tornou faixa preta na modalidade, iniciou aulas de kickboxing e muay thai. “Devido a uma lesão, não conseguia mais treinar taekwondo para competir, que era algo que amava. Por isso, busquei outro estilo de luta, onde me descobri como atleta e lutador, estando na ativa até hoje”, contou.

No entanto, mesmo com ampla experiência nas artes marciais, o lutador esbarra em um problema para poder participar do torneio: os gastos necessários para realizar a viagem. Por isso, Fernandes busca patrocínio e apoio de empresas, instituições e pessoas da comunidade.

Publicidade

"Desde a época que lutava taekwondo já abri várias vezes mão da minha vaga por falta de condições financeiras. Ano passado tínhamos a vaga para o panamericano no México e a vaga do mundial que foi na Itália, eventos que não fomos por falta de patrocínio. Essa realidade é comum para muitos atletas brasileiros que competem em modalidades fora do grande circuito midiático”, expressou.

A busca por apoio tem como objetivo, auxiliar nos custos de viagem, hospedagem, alimentação, inscrição, preparação e demais despesas necessárias para que o lutador são-ludgerense possa representar a região.

Mundial WBC de Muay Thai

O Mundial WBC de Muay Thai já é um cenário familiar para Fernandes. Em 2024, ele acompanhado da lutadora Luana Antunes e do técnico Edgar Inácio, participaram da competição onde o lutador se sagrou vice-campeão. “A expectativa está bem alta. Já lutei na Tailândia dois anos atrás, então sei o nível das lutas. São oponentes com muita qualidade técnica”, destacou.

A competição, que deve ser uma das últimas da carreira do lutador, encerra sua trajetória no final deste ano. “Este será o último evento internacional, pois tenho mais três compromissos marcados no Brasil até final do ano. Após o torneio, volto a rotina de treino normal, porquê em agosto já tenho uma luta em Meleiro, outubro no Mato Grosso em Cuiabá e em dezembro encerro minha trajetória como atleta em Orleans”, ressaltou.

Caso tenha interesse em ajudar, entre em contato pelo Instagram clicando aqui.

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirHorário da partida entre Criciúma e Sport sofre alteração