Publieditorial

Coloproctologista de Criciúma realizará especialização no St Mark’s Hospital de Londres

O hospital é um centro de excelência no tratamento de doenças colorretais

Por Redação Engeplus

Em 23/01/2024 às 09:00

Estar sempre se atualizando é requisito fundamental para todas as profissões e pode contribuir para o crescimento do profissional e para o destaque na carreira. Na medicina não é diferente. Para dar conta do grande volume de novos estudos, muitos médicos optam por acompanhar grandes centros internacionais como forma de atualização. Conversamos com o coloproctologista criciumense, Dr. João Cláudio Wasniewski que retornará ao St  Mark's Hospital de Londres no próximo mês para mais uma jornada de aprendizado.

Especialista em doenças do intestino, reto e ânus, Dr. João Cláudio Wasniewski (CRM 16146, RQE 8022)  coloproctologista da Proctomais de Criciúma retornará à Londres para mais uma especialização médica.

 

Porque a escolha do St Mark’s Hospital  para a especialização?

O St Mark’s é o hospital mais tradicional de coloproctologia da Europa. Fundado em 1835, o St Mark’s marcou o surgimento dos primeiros hospitais voltados a determinada  especialidade médica. Além disso, muitas das técnicas cirúrgicas utilizadas em coloproctologia foram desenvolvidas lá. O hospital é um centro de excelência no tratamento de doenças colorretais e formou grandes colproctologistas.  Figuras lendárias como William Ernest Miles, Lockhart-Mummery, Ralph John Nicholls e Allan Guyatt Parks fizeram carreira lá.

Você já esteve no St Mark’s Hospital antes?

Sim, já realizei um fellowship em lá em 2009. Foi uma experiência incrível, eu era recém formado e tive a oportunidade de conhecer de perto personagens importantes da coloproctologia como o cirurgião Ralph John Nicholls (foto abaixo). Foi um grande aprendizado e uma vivência muito produtiva. Em 2020 estava tudo organizado para retornar ao St Mark’s, mas 1 mês antes da data prevista, teve inicio a pandemia COVID-19 e aí tive que postergar o planejamento.

Registo da Especialização do Dr. João Claudio Wasniewski no St  Mark's Hospital de Londres em 2009. Na foto está o famoso cirurgião Ralph John Nicholls de sobretudo bege.

Qual o foco desta nova especialização?

Diferente das outras especializações que realizei no Japão que focaram na retirada de lesões por colonoscopia, desta vez terei como ponto central a parte cirúrgica mesmo. Acompanharei tanto procedimentos colorretais complexos (ex. cirurgias robóticas), como também os problemas mais vistos no consultório do coloproctologista como fissuras, fístulas e hemorroidas.

Qual o maior obstáculo para a realização desses aperfeiçoamentos?

Os programas de ensino dos centros médicos de referência costumam lidar com um grande número de candidatos, então geralmente eles possuem processos seletivos rigorosos. É preciso também um planejamento financeiro para interromper os atendimentos aqui em Criciúma e arcar com os altos custos da viagem e habitação no exterior. Mas com certeza vale muito a pena! Diferente da especialização que fiz ano passado no Japão, desta vez vou levar a família comigo então o obstáculo da saudade não terá relevância em Londres!

 

Dr. João Claudio Wasnieswki em 2009 no St Mark’s Hospital de Londres.

Leia mais sobre:

médico,

londres,

Coloproctologista,

St Mark’s Hospital.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Publieditorial