Devoção

Fiéis decoram ruas e praças de Criciúma e região com tapetes para celebrar feriado de Corpus Christi

Pessoas de todas a idades se reúnem em dia marcado por procissões

Por Samuel Borges - samuel.borges@engeplus.com.br

Em 30/05/2024 às 13:11
imagem da noticia
Foto: Samuel Borges/Portal Engeplus

Na manhã desta quinta-feira, dia 30, fiéis de Criciúma e região lotaram as áreas centrais e ruas das cidades para confeccionar os tradicionais tapetes em celebração à Eucaristia. Tradição do feriado de Corpus Christi, as obras coloridas representam símbolos, personagens e mensagens importantes para a Igreja Católica.

O bispo da Diocese, Dom Jacinto Inacio Flach, celebra a Santa Missa na Catedral São José, em Criciúma. A procissão terá início às 15 horas e terá como ponto de encontro o Ginásio do Colégio São Bento. “Somos testemunhas do amor de Deus e como discípulos missionários caminhamos e anunciamos ‘Ele está no meio de nós’, nesta certeza evidenciamos Sua presença em nossa vida”, destaca o Bispo.

Diversos são os bairros que se empenham na decoração das ruas e praças. No Parque dos Imigrantes, no Distrito do Rio Maina, por exemplo, os católicos se reuniram ainda na madrugada para montar os tapetes.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Celebração contou com grande participação da comunidade no Rio Maina. (Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus)

Um marco de fé

No Centro de Criciúma, a população decorou a Praça Nereu Ramos nos arredores da Catedral e encheu a rua Santo Antônio com dezenas de obras. Servidor público aposentado, Aires Arnoldo Laurindo, que integra a Família Beneditina da Divina Providência, chegou na Praça do Congresso por volta das 7h50 e, acompanhado da esposa e de amigos, iniciou a confecção do tapete.

Ele admite que já participou tantas vezes da celebração que não sabe dizer quantos tapetes ajudou a montar. “Estou aqui todo ano para auxiliar. É uma tradição que precisa ser cultivada e divulgada. Na minha opinião, a religiosidade é muito importante para o equilíbrio das pessoas. Acho a data muito significativa para os católicos. É um marco de fé”, afirma.

Confecção dos tapetes reuniu dezenas de famílias nesta manhã no Centro de Criciúma. (Foto: Samuel Borges/Portal Engeplus)

Laurindo destaca que a celebração envolve toda a comunidade e colabora para passar adiante os ensinamentos cristãos. “Acredito que as escrituras e os ensinamentos são atemporais, tem muitos conceitos aplicáveis até hoje. A montagem dos tapetes é um ato de amor, que atrai crianças e jovens sob um trabalho de pastorais, professores de artes e artistas que fazem os esboços para tornar tudo mais bonito”, ressalta.

Participação de jovens

A celebração conta com bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O pequeno Pedro Zanivan Crispim, de apenas 10 anos, acompanhado da mãe, também estava empenhado nas artes. “Já vim em outras vezes porque gosto bastante de decorar os tapetes. É uma experiência muito legal”.

Roberta De Stefani, de 27 anos, e Geovane da Silva Machado, de 26, são outros dois jovens dentre muitos trabalhando na confecção dos tapetes. “Chegamos às 7 horas e já tinha gente com o tapete quase pronto”, diz Roberta. 

Ela relata que os desenhos, que incluem vitrais, cordeiros, e outros símbolos da fé, são produzidos com os mais diferentes tipos de materiais. “Estamos usando sal colorido e serragem”, revela. Outros materiais como casca de arroz e tecidos, plásticos reciclados e flores também são utilizados nas confecções.

Montagem dos tapetes teve participação de pessoas de todas as idades. (Foto: Patrick Stüpp/Portal Engeplus)

Machado conta que, para ele, tão importante quanto as artes no tapete é o significado que o momento tem pessoalmente. “Mesmo eu não sendo um católico muito praticante, para mim representa uma tradição antiga, pois cresci em uma família católica. No nosso desenho, estamos representando um vitral”.

Todo o processo exige uma organização. “A Catedral coordena, mas cada pastoral, grupo ou colégio tem seu espaço, delimitado antes com um spray e um número. Os grupos normalmente ficam a manhã toda”, explica Roberta. “O tempo para montar cada tapete varia muito, começando a partir de meia hora, dependendo do tamanho, complexidade e detalhes da arte”, complementa Machado.

Siderópolis

Em Siderópolis, a região central também foi enfeitada pela população em uma demonstração da fé católica. 


Principais ruas e região central de Siderópolis também tiveram decorações. (Foto: Jéssica Rosso/Portal Engeplus)

A Equipe Multi-Institucional e a Defesa Civil do município aproveitaram a oportunidade para realizar um gesto de solidariedade.  Foi estabelecido um ponto de coleta e arrecadação de donativos na Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Centro, para ajudar os atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul.

Galeria

O Portal Engeplus disponibiliza uma galeria registrando o trabalho da confecção de tapetes neste feriado. Envie sua foto pelo Whatsapp clicando aqui.

Confira a programação da Catedral e dos Santuários Diocesanos:

Catedral São José – Criciúma

15h – Colégio São Bento

Após, procissão com o Santíssimo até a Catedral

 

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio – Nova Veneza

Santa Missa às 9h com procissão em volta do Santuário

 

Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus – Içara

Santa Missa às 10h e 15h com procissão no Santuário

 

Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens – Araranguá

Santa Missa às 7h15, 12h30 e 18h15

Leia mais sobre:

celebração,

católicos,

tapetes,

Corpus Christi,

Religião,

eucaristia.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Religião