Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidade
Eleições 2026

Santa Catarina registra mais de 90 ocorrências eleitorais durante o segundo turno

De acordo com balanço da Polícia Militar, os registros foram feitos em 31 municípios

Por Ariadne Marcelino

2 min de leitura

Compartilhar:
Ouça esta matériaVoz gerada por inteligência artificial
Santa Catarina registra mais de 90 ocorrências eleitorais durante o segundo turno
Foto: Divulgação PMSC

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) divulgou o balanço de ocorrências registradas neste domingo, dia 25, durante o segundo turno das Eleições 2026. Segundo o órgão, até as 17h30 foram registradas 92 ocorrências em 31 municípios catarinenses. Além das ocorrências atendidas, foram contabilizados cinco registros de Boletim de Ocorrência por Termo Circunstanciado (BO-TC).

A irregularidade mais registrada foi boca de urna e arregimentação de eleitores, com 29 casos, seguida por divulgação de propaganda eleitoral irregular, com 12 registros. O uso de alto-falantes, amplificadores, comícios e carreatas, tiveram sete ocorrências.

Publicidade

Entre os municípios com maior número de registros, destacaram-se Blumenau e Joinville, com 11 ocorrências cada, seguidos por Florianópolis (10), Chapecó (9) e Criciúma (8). Na sequência aparecem Palhoça (5), Herval d’Oeste (4) e Brusque (4). Do total de atendimentos, 45 ocorrências não demandaram procedimento policial específico, enquanto 28 resultaram em boletim de ocorrências. 

Conforme informado pelo tenente-coronel Mário Luiz Silva, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), as oito ligações recebidas pela Polícia Militar em Criciúma relataram possíveis casos de propaganda eleitoral irregular. No entanto, após a verificação, nenhuma das denúncias foi confirmada.

Em toda a região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), foi registrada apenas uma ocorrência, em Balneário Gaivota. Segundo a PMSC, o caso foi registrado pela manhã e envolve, em tese, o crime de desacato durante o exercício das atividades eleitorais em um local de votação.

A PMSC segue mobilizada em todas as regiões do estado, atuando de forma integrada com a Justiça Eleitoral e demais órgãos envolvidos na operação, garantindo a ordem pública e a segurança dos eleitores.


Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirVídeo: Criciúma já recebeu todas as mídias das urnas e iniciou processamento dos votos