Saúde

Dengue em Santa Catarina: oito óbitos confirmados em 2024

Já são mais de 11.400 focos do mosquito Aedes aegypti em mais de 200 municípios

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 15/02/2024 às 18:20
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Fiocruz

O 'informe epidemiológico' atualizado nesta quinta-feira, dia 15, apontou que Santa Catarina (SC) chegou a oito óbitos registrados decorrentes da infecção pelo vírus da dengue. Já são mais de 11.400 focos do mosquito Aedes aegypti em mais de 200 municípios catarinenses. Ao todo, 155 cidades estão sendo consideradas infestadas. 

O número é preocupante, sendo que há ainda outros casos sendo investigados, conforme explica o diretor de vigilância epidemiológica de SC, João Augusto Brancher Fuck

“Nós temos mais de 13 mil casos prováveis da doença. O que é um aumento de mais de 650%, quando a gente compara com o mesmo período do ano de 2023. Todo esse cenário mostra que a gente tá numa transmissão bastante intensa aqui no Estado de Santa Catarina e a curva de transmissão continua subindo semana após semana, sendo que vários municípios catarinenses estão registrando casos de dengue neste ano de 2024”, pontuou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Os cenários reforçam a importância tanto das ações de prevenção, ou seja, eliminar qualquer local com água parada, desde os menores, pratinhos de planta, garrafas, pneus, até aqueles maiores, como caixas d'água, por exemplo. É necessário vedar, adequar, limpar para que não acumulem água. “E essa continua sendo a melhor estratégia para que a gente consiga reduzir essa curva de transmissão. Mas além disso, com todo o cenário, é importante que as pessoas fiquem muito atentas aos sintomas”, complementou. 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de SC orienta que em caso de sintomas as pessoas comecem a ingerir bastante água e busquem imediatamente um serviço de saúde mais próximo da sua residência.

Leia mais sobre:

saude,

Santa Catarina,

dengue,

OBITOS,

2024,

confirmados.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Saúde