Sala azul

Içara: Rede Feminina de Combate ao Câncer inicia atendimento para homens

Projeto, que iniciou em maio deste ano, atende 20 pacientes a cada dez dias

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 02/07/2025 às 18:16
imagem da noticia
Foto: RFCC/Divulgação

Além do câncer de mama, o câncer de próstata também se tornou uma das preocupações da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Içara. Desde o mês de maio, a instituição ampliou seus atendimentos e passou a atender também o público masculino por meio de uma sala especializada. Até o momento, são 20 homens atendidos a cada dez dias, contabilizando 118 atendimentos, entre consultas e retornos.

Segundo a voluntária e presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara, Andreia Cristina Pavei Soares, trabalhar com a saúde do homem sempre foi uma das vontades da instituição, desde quando os atendimentos eram feitos em uma sala no Hospital São Donato, em 2018. Com a construção de uma nova sede em 2021, o projeto começou a ser elaborado e começou a ser executado em maio deste ano. A iniciativa é feita por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde de Içara. 

“Anteriormente, não tínhamos uma estrutura adequada para fazermos os nossos atendimentos. Isso demorou quatro anos, porém, com a nossa nova sede, o nosso sonho de trabalhar com a saúde do homem se tornou possível. Com a Secretaria de Saúde abraçando a nossa ideia, organizamos um fluxo de atendimentos que estão sendo feitos pela urologista da própria Rede Feminina”, contou. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Como são feitos os atendimentos?

Antes de serem encaminhados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, os homens são inicialmente atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Içara. Dessa forma, em caso de suspeita de câncer de próstata, os pacientes são encaminhados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. No dia da consulta, eles já fazem o ultrassom e os exames complementares. Os atendimentos são totalmente gratuitos, mas são restritos aos moradores do município. 

“Ainda no dia da consulta, são solicitados os exames laboratoriais, que serão entregues e avaliados no retorno do paciente. Ao retornarem, se na avaliação for constatado o câncer de próstata, os homens serão encaminhados para a Secretaria de Saúde, onde serão orientados a fazerem a biopsia. Em seguida, eles serão encaminhados diretamente para a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon)”, disse. 

De acordo com Andreia, todos os profissionais e voluntários da instituição estão felizes com esta nova iniciativa. “Queremos abrir os olhos dos homens sobre a importância dos cuidados e prevenção do câncer de próstata. Então, é uma satisfação ter este sonho finalmente realizado para podermos contribuir cada vez mais com a saúde na vida das pessoas”, ressaltou a presidente, em entrevista ao Portal Engeplus. 

Fotos: RFCC/Divulgação

Diagnósticos mais rápidos

Conforme o secretário de saúde de Içara, Acélio Casagrande, os cuidados com a saúde do homem é um dos vazios assistenciais que precisam ser estudados, principalmente levando em consideração o crescimento no número dos diagnósticos do câncer de próstata. Para os atendimentos e realização de diagnósticos mais rápidos, a Secretaria de Saúde fornece um repasse de R$ 550 mil por ano para a instituição. 

“Este projeto é o início de um grande trabalho que será feito em prol da saúde do homem. Eu acredito que esta iniciativa será um case de sucesso e que servirá também de referência para outros municípios e estados brasileiros. Vamos dar um passo a frente com este programa e conseguiremos melhorar a qualidade de saúde do homem com mais dignidade em Içara”, ressaltou.

Localizada no bairro João Menegaro, em Içara, a Rede Feminina de Combate ao Câncer conta com 30 voluntários e 20 profissionais especializados na área da saúde. 

Leia mais sobre:

içara,

saude,

câncer de próstata,

RFCC.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Saúde