Reconhecimento

Hospital São José de Criciúma participa de estudo internacional sobre desfechos cirúrgicos

Pesquisa realizada na instituição foi publicada em uma revista científica

Por Redação Engeplus

Em 17/04/2025 às 17:27
imagem da noticia
Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação

O Hospital São José (HSJosé) de Criciúma foi um dos centros brasileiros participantes do estudo Lasos (Latin American Surgical Outcomes Study), um estudo observacional que acompanhou grupos de pessoas por um período e que foi realizado em 17 países da América Latina. A pesquisa, publicada na revista científica The Lancet Global Health, teve como principal objetivo avaliar os desfechos clínicos de pacientes adultos submetidos a cirurgias, com ênfase na mortalidade e nas complicações pós-operatórias.

A coleta de dados ocorreu durante sete dias consecutivos, entre novembro e dezembro de 2022, e envolveu 642 hospitais de diferentes países, incluindo Brasil, Argentina, México, Colômbia, Chile e Peru. O estudo oferece uma visão ampla e inédita sobre a qualidade e segurança do cuidado cirúrgico na região, considerando variáveis clínicas, estruturais e assistenciais.

"Isso reforça o compromisso da instituição com a prática clínica baseada em evidências, com a segurança do paciente e com a excelência assistencial. Para os profissionais envolvidos, trata-se de uma conquista científica e acadêmica que fortalece sua inserção na comunidade médica internacional e evidência a capacidade de contribuir para avanços reais na medicina perioperatória. Além disso, posiciona o hospital como referência em pesquisa colaborativa de alto impacto", enaltece o médico anestesiologista do HSJosé e coordenador do estudo na instituição, Dr. Eric Benedet Lineburger.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

O estudo Lasos traz informações valiosas que podem auxiliar na melhoria das práticas cirúrgicas e na adoção de estratégias para minimizar riscos pós-operatórios. No Hospital São José, a pesquisa contou com a dedicação da equipe formada por Dr. Renato Luiz Mafioletti, Dr. Eric Lineburger, Dra. Danusa Damasio, e as enfermeiras Andreia Rodrigues e Denize Moretti, profissionais que contribuíram para a condução e execução do estudo.

Colaboração: Jéssica Pereira/Assessoria de Imprensa

Leia mais sobre:

saude,

hsjosé,

Estudo internacional,

Desfechos cirúrgicos.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Saúde