Por Redação Engeplus
Em 18/06/2025 às 17:00Para agilizar a identificação e o tratamento de crianças que possuem problemas de visão, o Governo de Criciúma, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Lions Clube, realizará um mutirão destinado ao atendimento de estudantes matriculados nas Escolas Municipais da região do Rio Maina. A iniciativa faz parte do Gabinete Itinerante e ocorre nos dias 17 e 24 de junho.
A ação é dividida em etapas: a primeira parte consistiu em identificar estudantes que apresentaram dificuldades para enxergar durante as atividades propostas em sala de aula. Posteriormente, os alunos selecionados foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde, que realizou o agendamento de consultas oftalmológicas.
“Essa ação conjunta reafirma nosso compromisso com a atenção integral à saúde e a qualidade do ensino destinado às nossas crianças. Identificar e tratar precocemente problemas de visão é fundamental para o bom desenvolvimento escolar e social dos estudantes. Esse mutirão é um investimento da Administração Municipal no futuro das nossas crianças e no bem-estar da família criciumense”, declara o Prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
Na segunda etapa, as crianças selecionadas foram separadas em grupos. O primeiro é formado por 11 estudantes, examinados no período vespertino dessa terça-feira, dia 17, das 13h20 às 16h40. O segundo grupo é formado por 21 alunos, que passarão pela consulta oftalmológica no dia 24, totalizando 32 atendimentos durante o mutirão. A última etapa da ação conjunta em prol dos estudantes da Rede Municipal de Ensino será realizada pelo Lions Clube, do Rio Maina, e consiste na entrega dos óculos de grau para àqueles que apresentaram algum problema de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
“Esse mutirão garante não apenas a triagem e o atendimento especializado, mas também a doação de óculos para os estudantes que tiverem deficiência na visão identificada. Esse gesto reforça o compromisso com a educação e o bem-estar dos alunos da rede municipal”, pontua o secretário municipal de saúde, Deivid Freitas.
Projeto Ver Melhor
Deficiências na visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo são uma preocupação constante do Governo de Criciúma, uma vez que afetam diretamente na qualidade de vida e aprendizagem dos estudantes. Para solucionar esse problema, a Administração Municipal promove uma força-tarefa anual, onde a Secretaria Municipal de Educação realiza uma pré-seleção de estudantes que apresentam dificuldade para enxergar durante as aulas e encaminham para a Secretaria Municipal de Saúde, que realiza o agendamento de consultas e exames oftalmológicos.
Posteriormente, o Governo de Criciúma realiza parcerias com empresas e entidades criciumenses para custear a produção do Óculos de Grau para os estudantes que não possuem condições financeiras de adquirir a ferramenta. “Possuir alguma deficiência na visão é muito prejudicial, uma vez que essa situação afeta diretamente no processo de aprendizagem e rendimento deles dentro da sala de aula”, afirma a secretária de educação, Geovana Benedet Zanette.
Em 2024, foi possível realizar a entrega de cerca de 200 óculos de grau para estudantes da Rede Municipal de Ensino por meio do Projeto Ver Melhor, parceria entre a Administração Municipal e as óticas Alcidino, Diniz, Michels e Vision. Anteriormente, em 2023, o projeto contou com a ajuda do Rotary Club de Criciúma e beneficiou 42 crianças de 16 Unidades de Ensino da Rede Municipal.
Colaboração: Shaiane Corrêa.
Leia mais sobre:
criciuma,
saude,
rio maina.
Conhecimento
Conscientização
Terceira edição
Atendimentos
Julho amarelo
Sala azul
Conhecimento