Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidade
Urussanga

Secretaria de Saúde orienta sobre vacinação da Febre Amarela em Urussanga

Doses devem ser aplicadas nas pessoas que irão viajar para áreas endêmicas

Por Redação Engeplus

2 min de leitura

Compartilhar:
Secretaria de Saúde orienta sobre vacinação da Febre Amarela em Urussanga
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Urussanga registrou nas últimas semanas o aumento da procura nos postos de saúde do município da vacina contra a Febre Amarela. A vacina é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e deve ser administrada em um período mínimo de 10 dias antes de viajar para área endêmica. No entanto, é preciso atenção antes de se vacinar e ficar atento aos grupos que precisam da vacinação.

A Febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, repassada por mosquitos transmissores infectados. “É importante ressaltar que não há transmissão de pessoa a pessoa. E nem a doença é transmitida pelos macacos. Já tivemos casos de pessoas que vieram nos perguntar se deveriam sacrificar os bugios da nossa região para evitar a transmissão da doença. Isso não procede. A morte ou adoecimento de macacos, somente constituem eventos de alerta para o risco de transmissão do vírus as populações humanas, favorecendo a resposta correta dos serviços de saúde e reduzindo os efeitos de transmissão e a ocorrência de casos humanos”, esclarece secretária de Saúde de Urussanga, Izolete Vieira Gastaldon.

Poderão se vacinar pessoas de nove meses a 59 anos, 11 meses e vinte e nove dias. “Idosos de 60 anos ou mais, gestantes, e mulheres que estão amamentando deverão passar por avaliação médica antes de ser administrada a vacina. Todas as pessoas já vacinadas com a febre amarela não precisam de nova dose, pois uma dose já garante a imunidade”, enaltece Izolete.

Publicidade

De acordo com a secretária, é importante que as pessoas se conscientizem e façam a vacina somente aqueles que irão viajar para áreas endêmicas. “É muito importante que as pessoas busquem informações, principalmente se já foram vacinadas. A vacinação contra a febre amarela está sendo realizada somente no ESF do Centro localizado no Bairro da Estação, nas quintas-feiras, das 8h30 às 16h”, garante Izolete.

Colaboração: Jéssica Pereira / Assessoria de Comunicação

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirUso diário de sabonete íntimo é contraindicado