Por Rafaela Custódio -
Em 24/05/2023 às 11:04O coronel Vilson Schlickmann Sperfeld completou 200 dias de comando da 6º Regional de Polícia Militar (6º CRPM) nesta quarta-feira, dia 24 de maio, sendo responsável por 27 municípios. Apesar de não ter completado um ano no cargo, ele já tem números positivos em operações, apreensões de drogas, armas e prisões.
“Temos operações diárias visando atender o cidadão e coibir o crime. Tivemos apreensões de drogas e prisões de pessoas. Nos primeiros seis meses de comando tivemos 62 armas apreendidas, 1.500 prisões em 27 cidades, apreendemos 100 quilos de maconha, três quilos de cocaína e apreensões de veículos”, afirma. “Realizamos a Operação Divisa em conjunto com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul e os resultados foram positivos com 546 pessoas abordadas, cinco prisões, 11 quilos de crack apreendidos e 11 quilos de cocaína. São ações extremamente importantes para fiscalizar os municípios e os dois Estados”, acrescenta.
Ao longo dos seis meses de gestão foram realizadas 1.327 operações. “Além das operações, também atuamos nas escolas com rondas preventivas, visitas e trazendo informações, dicas e passando mais segurança aos alunos, profissionais que atuam com a educação e pais de estudantes”, comenta.
Novas operações estão programadas. “Faremos uma operação de inverno em Praia Grande. Um município que recebe muitos turistas durante o inverno e, por isso, faremos uma ação na região para trazer segurança aos moradores e visitantes. Fizemos Operação Veraneio durante o verão nos balneários e agora focamos também no inverno”, observa.
Início de um trabalho
São seis meses de trabalho, porém o coronel garante que já conhece os 27 municípios e os três batalhões de Criciúma, Içara e Araranguá que abrangem as cidades. “O coronel Cristian Dimitri Andrade me ajudou durante a transição do comando na aproximação com os municípios, autoridades e sociedade”, conta.
Os últimos 200 dias têm sido de aprendizado para Sperfeld. “A função de comandante regional é diferente do que eu já tinha executado. Hoje sou responsável por 27 municípios. Foram dias de aprendizado, adaptação ao efetivo e ao modo de trabalho. Cada unidade tem uma cultura de trabalhar, lidar com processos da corporação e de amadurecimento profissional”, detalha.
“Conheço os oficiais, sargentos e tenho aproximação com a tropa e estamos na busca da resolução do problema, e tem dado certo. Estamos conseguindo os resultados almejados”, afirma.
Futuro
O coronel e comandante da 6º CRPM explica que está dando continuidade aos projetos existentes. “Nós temos projetos de construção de quartéis e novos projetos em andamento. Tivemos terrenos doados por prefeituras ou empresas privadas para construção de novos quartéis na região de Araranguá, Santa Rosa do Sul, por exemplo. Temos já em andamento a obra em Passo de Torres e teremos um novo quartel até o fim do ano em Balneário Gaivota. Já na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) também temos novidades. Em Morro da Fumaça recebemos o terreno e em Orleans estamos realizando o projeto e buscando recursos”, comenta.
Sperfeld ressalta que os novos quartéis trazem mais segurança e melhora ao atendimento do cidadão e também mais conforto aos policiais. Além disso, 37 policiais militares estão em capacitação para o curso de sargento. “Eles se apresentam em junho e isso nos ajuda ainda mais no dia a dia”, observa.
Tropa
O coronel não poupou elogios aos policiais militares da 6º CRPM. “Nossos oficiais e praças são diferenciados, aplicados na atividade, profissionais de alto nível. Me sinto honrado e gratificado com os nossos militares. Temos um corpo de polícias de fazer inveja a outras regiões”, finaliza.
Leia mais
Leia mais sobre:
criciuma,
Polícia Militar,
segurança,
6º CRPM,
Vilson Schlickmann Sperfeld.
Timbé do Sul
Segurança
Tubarão
Segurança
Turvo
Homem agride ex-esposa e acaba preso pela PM
Tubarão
Ronda policial
Mulher é agredida e esfaqueada em Criciúma