Por Rafaela Custódio -
Em 19/06/2024 às 09:08O prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Fáveri (MDB), e um servidor municipal, foram presos preventivamente na manhã desta quarta-feira, dia 19, durante a segunda fase da Operação Fundraising.
Conforme a investigação, um grupo criminoso atuaria para direcionar processos licitatórios em diversos municípios de Santa Catarina. Sob o pretexto de prestar serviços de consultoria e de assessoramento para captação de recursos públicos, buscava firmar contratos públicos sem que houvesse necessariamente a comprovação de qualquer atividade, mas que serviria de subterfúgio para que servidores públicos, assim como agentes políticos e particulares, auferissem ganhos ilícitos por meio do recebimento de vantagens indevidas.
O cumprimento dos 11 mandados de prisão preventiva, dos cinco de suspensão do exercício das funções públicas e dos 63 de busca e apreensão, expedidos pela Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), concentra-se em 23 municípios catarinenses, em um município do Rio Grande do Sul e em Brasília (DF).
A operação conta ainda com o apoio técnico das Polícias Penal e Científica de Santa Catarina, da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, além da Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR/PCDF), e do GAECO e Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação - CI do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A investigação prossegue em segredo de justiça.
Operação
A operação foi intitulada com "Fundraising", expressão em inglês que se refere a uma metodologia que visa desenvolver processos para facilitar a captação de recursos.
Relembre a primeira fase da operação
Na primeira etapa, deflagrada em setembro de 2023, 16 mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelo GAECO em Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Gravatal e Brasília.
A reportagem do Portal Engeplus entrou em contato com a assessoria de imprensa do governo de Cocal do Sul, que deve se pronunciar nas próximas horas. Os policiais seguem realizando operação dentro do Paço Municipal de Cocal do Sul.
Leia mais sobre:
Cocal do Sul,
gaeco.
Segurança
Segurança
Sem prisões
Imbituba
Tráfico de drogas
Ronda policial
Mulher é baleada pelo vizinho em Turvo
Segurança
Polícia Civil
Ronda policial