Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 27/03/2025 às 10:47 - Atualizada há 3 diasOs municípios do Sul de Santa Catarina se manifestaram após a deflagração da Operação ‘Control C’ deflagrada na manhã desta quinta-feira, dia 27, pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do GEAC (Grupo Especial Anticorrupção) e do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas). Foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas físicas e jurídicas ou órgãos públicos em 17 municípios catarinenses. A ação visa apurar a conduta de suposta organização criminosa voltada à prática de delitos contra administração pública e fraude em licitações.
A Prefeitura Municipal de São Ludgero afirmou que os processos da operação são de 2018 e que a atual administração não possui qualquer envolvimento com a ação policial. Confira abaixo a nota completa:
A Prefeitura Municipal de São Ludgero vem a público esclarecer que a recente operação conduzida pelo GAECO no Centro Administrativo está relacionada a processos de licitação realizados no ano de 2018. Ressaltamos que a atual administração não possui qualquer envolvimento com os fatos investigados e reafirma seu compromisso com a transparência e a legalidade.
Desde o início da gestão, adotamos medidas para aprimorar os processos licitatórios, incluindo a implantação de um novo decreto de licitação. Essa iniciativa visa garantir maior transparência e segurança, realizando pregões e licitações de forma 100% online, evitando qualquer tipo de envolvimento entre o órgão municipal e os participantes.
A Prefeitura de São Ludgero segue colaborando integralmente com as autoridades e reafirma seu compromisso com a ética e o desenvolvimento do município. Seguimos trabalhando para uma administração cada vez mais eficiente e transparente.
Já a Prefeitura de Capivari de Baixo afirmou que os policiais recolheram materiais e documentos que tenham relação com contratos da prefeitura com duas empresas fornecedoras de serviço/materiais, referentes aos anos de 2021 e 2023. Confira abaixo a nota completa:
Na manhã desta quinta-feira, 27 de março de 2025, a prefeitura de Capivari de Baixo foi alvo de uma medida de busca e apreensão executada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em apoio à Promotoria de Justiça de Santa Catarina.
O mandado de busca e apreensão visa ao recolhimento de materiais e documentos que tenham relação com contratos da prefeitura com duas empresas fornecedoras de serviço/materiais, referentes aos anos de 2021 e 2023. A operação do Gaeco é denominada Ctrl C.
A Administração Municipal ressalta que colocou-se à disposição das autoridades policiais, facilitando a identificação que quaisquer documentos que venham ser considerados relevantes à peça comprobatória da Promotoria. A Administração reitera ainda seu compromisso com a transparência de seus atos a se manterá disponível ao atendimento e esclarecimento de quaisquer outras medidas.
O governo de Pescaria Brava também se pronunciou e garantiu que foram realizadas apreensões de materiais e documentos relacionados a contratos firmados entre a administração municipal e duas empresas fornecedoras de serviços e materiais nos anos de 2020 e 2024. Confira abaixo a nota completa:
Na manhã desta quinta-feira (27), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em apoio à Promotoria de Justiça de Santa Catarina, realizou uma operação na Prefeitura de Pescaria Brava. A ação, denominada “Ctrl C”, teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão de materiais e documentos relacionados a contratos firmados entre a administração municipal e duas empresas fornecedoras de serviços e materiais nos anos de 2020 e 2024.
A Administração Municipal informa que está colaborando integralmente com as autoridades, garantindo acesso aos documentos necessários para a investigação. Além disso, reafirma seu compromisso com a transparência e se mantém à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais que forem requisitados.
A operação faz parte de um conjunto de ações conduzidas pela Promotoria de Justiça com o objetivo de apurar possíveis irregularidades contratuais. Até o momento, não há informações detalhadas sobre os desdobramentos da investigação.
A Prefeitura reforça que está auxiliando as autoridades e segue atuando com responsabilidade e compromisso com a legalidade, prezando pela correta aplicação dos recursos públicos.
A Prefeitura de Cocal do Sul afirmou que a operação está relacionada a um processo de licitação de 2022 relacionados a prestação de serviços de cessão de licença de uso de software para gestão da área da saúde. Confira abaixo a nota completa.
Nota Oficial
Prefeitura Municipal de Cocal do SulO Governo Municipal de Cocal do Sul esclarece a toda a população que a Operação "Control C", conduzida pelo GAECO e que esteve na Prefeitura Municipal na manhã desta quinta-feira (27), está relacionada ao processo de licitação 5/FMS2022, pregão 1/FMS2022 para prestação de serviços de cessão de licença de uso de software para gestão da área da saúde.
Ressalta-se que a atual administração não possui qualquer envolvimento com os fatos investigados e reafirma o compromisso com a TRANSPARÊNCIA e LEGALIDADE.
O Governo Municipal está à disposição das autoridades policiais para facilitar a identificação de quaisquer documentos que sejam relevantes e necessários para ajudar nas investigações.
A Prefeitura de Criciúma informou que não foi alvo das investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e não possui qualquer contrato ou vínculo com a empresa investigada. Confira abaixo a nota completa:
A Prefeitura de Criciúma esclarece que não foi alvo das investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) nesta quinta-feira (27), e não possui qualquer contrato ou vínculo com a empresa investigada.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência, a ética e a legalidade em todas as nossas atividades, permanecendo à disposição para quaisquer esclarecimentos.
A Prefeitura de Araranguá esclareceu que suas secretarias, servidores públicos e agentes políticos também não foram alvo de qualquer operação policial nesta quinta-feira, dia 27 de março. Além disso, também ressaltou que todas as ações realizadas pela Administração Municipal são pautadas pela transparência e pelo compromisso com a legalidade. Confira abaixo a nota completa:
NOTA OFICIAL
A Administração Municipal de Araranguá vem a público, em resposta às notícias divulgadas pela imprensa regional, esclarecer que a Prefeitura Municipal, suas secretarias, servidores públicos e agentes políticos *não foram alvo* de qualquer operação policial nesta quinta-feira, dia 27 de março.
É importante reforçar que todas as ações realizadas pela Administração, são pautadas pela transparência e pelo compromisso com a legalidade. A gestão municipal segue trabalhando para o bem-estar da população, com foco no desenvolvimento e na melhoria contínua dos serviços públicos. Reiteramos o compromisso com a verdade dos fatos e com o esclarecimento de qualquer situação que gere dúvidas à comunidade.
A Prefeitura de Tubarão também ressaltou que suas repartições públicas também não foram alvo de investigações no âmbito da operação ‘Control C’, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Confira abaixo a nota completa:
Nota Oficial
A Prefeitura de Tubarão esclarece que, na manhã de hoje (27), nenhuma de suas repartições públicas foi foi alvo de investigações no âmbito da operação “Control C”, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).
Reiteramos nosso compromisso com a transparência e a legalidade em todas as nossas ações, mantendo a confiança da população na administração pública municipal. Seguidos á disposição para qualquer esclarecimento necessário.
A Prefeitura de Balneário Arroio do Silva também reforçou que suas secretárias, departamentos, agentes públicos e agentes políticos, não foram alvo de qualquer operação realizada nesta quinta-feira, dia 27, pelo Geac e pelo Gaeco. Confira abaixo a nota completa:
Nota Oficial
O Município de Balneário Arroio do Silva esclarece que suas secretarias, departamentos, agentes públicos e agentes políticos, não foram alvo de qualquer operação realizada nesta quinta-feira, dia 27/03/2025, pelo GEAC (Grupo Especial Anticorrupção) e pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas).
A Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva reafirma, na oportunidade, seu compromisso institucional com a integridade e com a melhoria contínua dos serviços públicos, pautando-se sempre pelos princípios da eficiência, legalidade e transparência, em respeito ao cidadão.
Leia mais sobre:
gaeco,
Operação ‘Control C’.
Segurança
Segurança
Homicídio
Violência doméstica
Segurança
Ronda Policial
São João do Sul
Bairro Centro
São João do Sul