Insegurança

Criciúma intensifica ações em áreas de risco

Defesa Civil fez diagnósticos de terrenos abandonados ou sem manutenção

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 17/04/2025 às 15:23
imagem da noticia
Foto: Defesa Civil de Criciúma

A Defesa Civil de Criciúma identificou alguns impactos negativos causados devido o abandono ou a falta de manutenção em alguns terrenos particulares e do Município. Os registros e diagnósticos foram realizados após várias vistorias técnicas in loco, e apontaram que esses locais estão sendo utilizados por pessoas em situação de rua e usuários de drogas. 

Os principais problemas detectados estão associados a fatores como a proliferação de doenças, entre elas a dengue; a possível presença de animais peçonhentos, a presença de inúmeros materiais oriundos de atividades suspeitas; e resíduos contaminantes em contato direto com o solo. 

Conforme o diretor Municipal de Proteção e Defesa Civil, Fred Gomes, na Travessa Virgílio Armandio Borba, no bairro Santa Bárbara, está a situação mais grave. “Encontramos garrafas e resíduos de óleo, provavelmente oriundos de alguma mecânica. O morador de rua deve ter pego e descartado em cima daquele terreno. A prefeitura atua nessa questão de mitigar possíveis riscos em relação à contaminação do solo, e neste caso, também em relação à quantidade de sujeita no terreno. Tinha muita peça de carro e cabanas, que os moradores de rua utilizam para ficar nesse terreno", afirmou. O local está passando por uma limpeza que iniciou nesta quinta-feira, dia 17, e que deve ser finalizada ainda hoje.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Conforme Gomes, na próxima semana a limpeza será realizada em terrenos localizados no bairro Pinheirinho, em uma área localizada na rua Imigrante Netto, que é de propriedade do Município e margeia o Rio Criciúma, e a outra na rua Imigrante Milioli. “É um terreno muito maior o que costeia o Rio Criciúma e vamos estar atuando nele. É uma área de vulnerabilidade bem forte, que identificamos com a Polícia Militar”, frisou. 

Operação Mão Forte

A Polícia Militar (PM) iniciou a Operação Mão Forte na última terça-feira, dia 15, com o intuito de reforçar a segurança no bairro Pinheirinho. Participando da força-tarefa, a Defesa Civil com a PM, Polícia Civil e abordagem social, conseguiu identificar alguns pontos que necessitam de intervenção.

“As pessoas em situação de vulnerabilidade se escondem muito nesses locais, utilizam desses espaços para fazer o que não deve. Quero frisar que o prefeito Vaguinho conversou com a gente para estarmos tomando junto às Forças de Segurança essa responsabilidade de trabalhar na Grande Pinheirinho a questão da segurança, que é um pedido de todos os moradores. 

Como já informado pelo comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, Mário Luiz da Silva, ao Portal Engeplus, além da operação,o efetivo policial no bairro Pinheirinho contará com mais uma viatura de rádio patrulha a partir de segunda-feira, dia 21.

Mais policiais militares

O Município também contará com mais 19 policiais militares nas ruas, atendendo em todas as modalidades de policiamento. Conforme o comandante esse efetivo vem para suprir uma lacuna deixada nos últimos anos. 

“O 9º Batalhão vem tendo uma perda significativa ao longo dos anos. Desde que eu assumi o comando, nos últimos dois anos, tivemos uma perda de 13 policiais. E antes da minha chegada já havia uma perda muito maior”, ressaltou Silva. Com esse acréscimo, o efetivo em Criciúma passa a ser de 229 policiais militares.

Fotos: Defesa Civil de Criciúma

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Segurança