Portal Engeplus
Publicidade
Simulação de

Simulação de operação de evacuação e resgate é executada no colégio Marista

Além da evacuação, o Corpo de Bombeiros também simulou um acidente ao sair da piscina e um incêndio. Participaram da simulação 240 alunos em alusão ao Dia Nacional dos Bombeiros

Por Douglas Saviato - douglas.saviato@engeplus.com.br

3 min de leitura

Compartilhar:
Foto: Fotos: Douglas Saviato

Uma simulação de evacuação foi realizada na manhã desta terça-feira no colégio Marista, no bairro Pio Correia, em Criciúma. Em alusão ao Dia Nacional dos Bombeiros, a instituição de ensino, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Criciúma, colocou em prática um trabalho realizado há três semanas no colégio, onde várias atividades preventivas já haviam sido realizadas.

Para a escola, o objetivo da simulação é fazer com que os alunos tenham conhecimento dos equipamentos existentes no local que ajudam no combate a incêndios e situações adversas. Para os bombeiros, uma das metas é a prevenção, a orientação e consciência da população para atitudes simples que fazem a diferença. Além da evacuação, os profissionais do corpo de bombeiros também simularam um acidente ao sair da piscina, bem como um incêndio.
“Com essa ação queremos mostrar que os bombeiros não são apenas aqueles que realizam atos heróicos, pois desempenhamos também um trabalho técnico e de prevenção. A população não pode esperar pelos bombeiros, todos devem zelar pela sua segurança”, comenta o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma, Lázaro Santin. Nesta manhã, 240 estudantes deixaram um dos blocos do colégio durante a simulação.

Conforme o diretor do Marista, Valentin Fernandes, além de fazer com que os alunos conheçam os equipamentos da escola, a meta da ação preventiva é fazer com que os estudantes tenham conhecimento das dependências do local, das rotas de fuga de forma segura. “Com isso queremos ser independentes dos bombeiros e garantir a segurança de todos os alunos, professores e funcionários, principalmente em locais de grande concentração de pessoas”, comenta. A saída dos 240 alunos aconteceu em 3min25s, um tempo considerado excelente para o tenente-coronel.

Ações semelhantes também irão se estender para as instituições da rede pública de ensino. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Criciúma, Ângela Mello, o projeto será executado nestes locais, sempre visando espaços com bastante concentração de pessoas. Enquanto a ação ainda não chega às instituições públicas, os estudantes do Marista aprovam a iniciativa preventiva no colégio. “Acho muito importante, pois a qualquer momento algo pode acontecer, são medidas simples que fazem toda a diferença e salvam vidas”, ressalta a estudante Marina Schneiger. Para o estudante Victor Cancelier, além da escola, as atitudes de prevenção podem ser aplicadas em outros locais, como em boates.

A Associação do Corpo de Bombeiros Comunitários de Criciúma também esteve presente na ação. Atualmente, são 40 CBs comunitários na cidade. Eles passam por um processo de capacitação de quatro meses, onde obrigatoriamente frequentam aulas teóricas e práticas. Conforme a presidente da associação, Magali Amboni, para ser um membro do Corpo de Bombeiros Comunitários é só entrar em contato pelo telefone: 3461-0193. "Queremos fortalecer os CBs na cidade para que a gente se torne idependente", salienta Magali.

No vídeo, alunos evacuam sala de aula, no colégio Marista.

Compartilhar:
Leia a seguirTraficante com extensa ficha criminal é detido em Imbituba