Por Redação Engeplus
Em 30/05/2024 às 22:03O penultimo dia de apresentações da quinta ediçao do Festival Nacional de Teatro Revirado proporcionará nesta sexta-feira, dia 31, uma oportunidade aos trabalhadores do comércio e para as pessoas que passarem no Centro de Criciúma prestigiarem um espetáculo teatral no descando pós almoço. A peça 'Fidedina Y EL Mar', do grupo La Caranana, de Bueno Aires, da Argentina, se apresentará na Praça Nereu Ramos a partir do 12h30.
O espetáculo do grupo fala sobre os desejos que impulsionam as pessoas a conhecerem lugar novos, convidando a olhar para o desconhecido dentro de cada um. A finalidade é falar da identidade de da liberdade de cada pessoas em escrever a sua própria história.
Ainda nesta sexta-feira, o projeto social 'Nunca Pare de Sonhar', do bairro Renascer, também abre espaço para a peça 'Laborioso Contado: Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo', da Trupe Motim de Teatro, de Quixeré (CE). A peça, que acontece às 15 horas com classificação livre, fala de um extraterrestre pousando na terra para julgar e por fim na humanidade, a partir de sua avaliação sobre nossas ações.
Já durante a noite, no Teatro Elias Angeloni, às 20 horas, mais um espetáculo do nordeste será apresentado, desta vez, o 'Maquinista', do Grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza (CE). Baseado em uma história real, o texto fala da história do ator que entrou para o bando de Lampião após enganar toda um a cidade. Antônio Maquinista, tipo presepeiro, inteligente e bem-parecido, dispôs-se a promover, em meados de 1926, um espetáculo de teatro na cidade de Floresta, Pernambuco. Mas, após recolher o dinheiro dos ingressos e arrecadar por empréstimo um sem-número de cobertas a serem improvisadas em cortinas, desapareceu na hora da abertura do espetáculo com tudo o que se achava em seu poder e foi jurado de morte.
Festival Nacional de Teatro Revirado
O Festival é promovido pelo Grupo de Teatro Revirado e conta com a participação de 14 grupos de teatro das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, além de um grupo da Argentina. Ao todo, o festival conta com 27 apresentações gratuitas para diversos públicos. A programação na última segunda-feira, dia 27 de maio, e encerra neste sábado, dia 1 de junho com mais atrações. No total, cinco ccidades receberam os espetáculos: Criciúma, Orleans, Içara, Cocal do Sul e Forquilhinha.
Todas as noites o teatro abre as portas para apresentações teatrais com linguagens e temáticas bem diversificadas às 20 horas. A programação é o grande diferencial das outras edições, já que deixa de ser itinerante. É importante observar a classificação indicativa. Os ingressos estão disponíveis para reserva gratuita na plataforma minha entrada ou podem ser retirados na bilheteria do teatro.Além disso, em ação solidária aos irmãos gaúchos, o teatro está recebendo doações de kits de higiene e ou produtos de limpeza. Para promover a acessibilidade, um tradutor de Libras integra os espetáculos.
Confira abaixo a programação de encerramento:
Sábado, dia 1 de junho - Criciúma
Praça Nereu Ramos:
10h30: O Lançador de Foguetes, do Grupo Pernas Pro Ar, de Canoas (RS)Garden Pub:
20 horas: Peça de teatro “Rinha” do Grupo Risco de Teatro de Itajaí -SC
21 horas: Banda Africatarina, de Florianópolis/SC
22h30: Banda Oito, de Cocal do Sul/SC
Colaboração: Maristela Benedet/Assessoria de Imprensa
Leia mais sobre:
TEATRO,
festival nacional,
teatro do revirado.
Neste mês
Para toda família
Em Criciúma
Tributo
Gala Concert
Severinas
Alma de Brasileiro
Em Criciúma
Alma de Brasileiro