Por Vitor Rizzatti - tuttosport@engeplus.com.br
Em 18/11/2021 às 12:11
Quem nunca ouviu o bordão "pelas barbas do profeta" e "haja coração"? Silvio Luiz e Galvão Bueno. A lista de grandes narradores do nosso país é extensa. Do rádio à TV, são centenas de nomes, mas procurei citar dois de cada geração.
O charme do futebol envolve a paixão das torcidas, a cultura de diversos países misturados em uma copa do mundo, mas não podemos esquecer a emoção das narrações.
Sílvio Luiz, com 87 anos, é uma lenda nacional. Atuou por diversas emissoras. Atualmente, assinou contrato com a Record para narrar o Paulistão 2022. Sílvio ainda narrou jogo de videogame e foi ator. Respeito máximo!
Galvão esteve em 12 copas do mundo e está na Globo desde 1981, completados 40 anos no mês de julho. Quer queira ou não, Galvão é o maior narrador brasileiro de todos os tempos. Os números não mentem. Só uma pessoa muito competente para números tão expressivos e variedade de modalidades como a Fórmula 1 de Ayrton Senna, tênis de Gustavo Kuerten, natação de César Cielo, atletismo e vôlei.
Deixo aqui uma pequena lembrança de Luciano do Valle. Em 2013, o encontrei num voo para o Rio de Janeiro, onde ele narrou a final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético PR. Desejei-lhe boa sorte e falei que iria narrar o gol do título. Deu um sorriso e foi muito simpático. Um ano depois, Luciano faleceu. Um dos maiores narradores de todos os tempos!
Leia mais sobre:
Narrador,
Galvão Bueno,
silvio luiz,
everaldo marques,
luciano do valle.
TuttoSport
TuttoSport
A cultura do imediatismo
TuttoSport
Destilação de ódio entre torcidas
TuttoSport
Saúde mental no esporte
TuttoSport
1.º Fut entre elas começa hoje
TuttoSport
TuttoSport