Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
Geral

Workshop sobre inovação e desenvolvimento reúne líderes regionais em Criciúma

Em evento do Sebrae/SC, entidades discutiram estratégias de crescimento econômico regional

Por Redação Engeplus

3 min de leitura

Compartilhar:
Workshop sobre inovação e desenvolvimento reúne líderes regionais em Criciúma
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Lideranças de diferentes setores da região Sul se reuniram em um Workshop de Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Criciúma, promovido pelo Sebrae/SC em colaboração com o Conselho Municipal de Inovação e a prefeitura do município. O objetivo do encontro foi discutir estratégias de inovação e crescimento econômico na região.

Estiveram presentes representantes do governo, universidades, institutos de ciência e tecnologia, empresas e sociedade. Essas lideranças desempenham um papel fundamental no funcionamento do ecossistema de inovação local. O foco principal é apoiar empreendedores desde a concepção de ideias até a consolidação de empresas sólidas, evitando que negócios promissores deixem de existir ao longo desse processo.

Primeiro Workshop de Mapeamento do Ecossistema em Criciúma

Publicidade

O primeiro encontro ocorreu nesta semana, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), e contou com 57 participantes. Mais três workshops serão realizados até o fim de novembro. Durante o evento, foram identificadas quatro áreas estratégicas para o desenvolvimento do ecossistema: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Sustentabilidade, Economia Criativa e Indústria 4.0.

Segundo o responsável por coordenar o processo de mapeamento, o consultor de negócios Celso Azevedo, essas áreas têm o potencial de transformar a economia local e regional. As verticais iniciais serão utilizadas para desenvolver o ecossistema para, em seguida, agregar as demais áreas transversais ou setores da economia.

“Nesse momento, apresentamos a metodologia, trouxemos para o cenário atual o que já foi construído em Criciúma, o que temos feito até hoje, e propusemos uma atualização”, explicou o consultor. “O objetivo foi a definição e a escolha das verticais que serão trabalhadas para desenvolver o ecossistema de inovação, ou seja, para mapear e melhorá-lo”, completou.

Líderes discutem ações para impulsionar inovação

O workshop proporcionou uma oportunidade para os líderes locais compartilharem ideias e definirem ações para impulsionar o ecossistema de inovação de Criciúma. “Nosso objetivo é identificar áreas que precisam evoluir. Também buscamos entender o que é necessário para proporcionar aos empreendedores uma jornada de empreendedorismo e inovação mais facilitada”, explicou o analista de projetos do Sebrae/SC, João Alexandre Guze.

Após uma manhã de workshop, o profissional conclui que Criciúma está no caminho certo para se tornar um centro de inovação e empreendedorismo, impactando positivamente a economia local e a qualidade de vida da comunidade.

“Nossa missão é compreender a situação atual, estabelecer conexões e desenvolver programas que permitam às empresas já estabelecidas acessar a inovação e aproveitar o potencial das universidades de pesquisa. Isso permitirá que os aspirantes a empreendedores tenham acesso a mais informações, tecnologia de ponta e investidores em condições favoráveis para o crescimento”, concluiu o analista.

Colaboração: Giovana Bordignon / Assessoria de Imprensa

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirBusCão de Içara castra 11 animais no bairro Esplanada