Por Redação Engeplus
Em 07/06/2025 às 19:15A construção civil está a pleno vapor, e nas cidades que integram a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) não é diferente. A avaliação é do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) Tubarão, José Sylvio Ghisi, um dos parceiros da Feira CasaPronta Tubarão, que acontece até domingo, dia 8, no Farol Shopping.
Ghisi destaca Tubarão como um exemplo do avanço do setor. Atualmente, o município registra cerca de 1.800 empregos diretos na construção civil, resultado da abertura de loteamentos e da diversidade dos empreendimentos — que vão desde o alto padrão até projetos adaptados para o programa Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal.
“Tubarão está crescendo bastante na área de loteamentos. No bairro Monte Castelo, por exemplo, há projetos que somarão quase cinco mil lotes nos próximos anos. O bairro Congonhas também está em expansão”, afirma.
Expansão horizontal e vertical impulsiona mercado
Além da expansão horizontal, Tubarão também cresce para cima. A cidade vive um “boom” de construções verticais, com cerca de dois mil novos apartamentos em fase de planejamento, segundo o presidente do Sinduscon.
Ghisi garante que os novos lotes oferecem qualidade aos compradores e atraem investidores com diferentes perfis. Nesse contexto, a Feira CasaPronta funciona como vitrine para negócios no setor de construção civil, mobiliário e decoração.
“Temos a oportunidade de mostrar que Tubarão possui excelentes lojas de materiais de construção e de decoração. Hoje, não é mais necessário ir a Criciúma ou Florianópolis para comprar mobília. Podemos atender públicos de todos os níveis sociais. A feira é o momento ideal para fechar negócios”, destaca.
Crescimento de Laguna passa pela Lumma Construtora
Outro município da Amurel que vive uma fase promissora é Laguna. Parte desse crescimento é liderada pela Lumma Construtora, que adquiriu sete áreas destinadas à verticalização, loteamentos e terrenos comerciais, além da construção de sua própria sede. “Acreditamos que temos trabalho garantido pelos próximos 20 anos em Laguna”, afirma Francine Neves, gestora comercial da Lumma.
Especializada em empreendimentos de alto padrão, a Lumma tem sede nos Ingleses, em Florianópolis, e filiais em Imbituba e Itapema. Francini justifica a migração dos negócios também para o Sul do estado. “A gente diz que o Caribe do Sul fica entre o Farol de Santa Marta e São Francisco do Sul. São os lugares onde tem as praias mais limpas e mais azuis. Aqui para o Sul, a gente tem essas mesmas águas que no Norte, mas o investidor que busca qualidade de vida, procura esses espaços entre Laguna, Imbituba e Garopaba”, explica.
Em Laguna, na região do GI, a empresa vai implantar um conjunto de sete áreas que abrigará um bairro planejado com 200 apartamentos, loteamentos residenciais, áreas comerciais com mercado e postos de gasolina.
“Vamos desenvolver um bairro planejado. O loteamento terá condomínio fechado, aberto e a verticalização. É para 40 mil pessoas. Também temos um loteamento na beira da lagoa que está em processo de regularização. É um trabalho de 20 anos e viemos para colaborar com a região”, explica.
Ela destaca ainda que a participação na Feira CasaPronta é estratégica para fortalecer a marca e ampliar conexões. “Estamos na segunda participação. A feira é fundamental para o nosso posicionamento de marca, relacionamento com fornecedores, arquitetos, corretores e com o cliente final”, acrescenta.
Programação segue no domingo
O último dia da Feira CasaPronta será neste domingo, dia 9. A abertura para visitação acontece às 14 horas e segue até as 19 horas. O evento tem entrada gratuita, com os seguintes horários de visitação:
- Sábado, dia 7: das 10 às 22 horas
- Domingo, dia 8: das 14 às 19 horas
Além de compras que acontecem no local, a feira também impulsiona negociações que seguem nos dias e meses seguintes, movimentando vários setores econômicos de Tubarão e região.
Colaboração: Thiago Hockmüller/Traquejo Comunicação
Leia mais sobre:
Tubarão,
CasaPronta.
Ambiente digital
Oportunidades
13ª edição
Nova edição
Oportunidades