Por Redação Engeplus
Em 06/06/2025 às 18:26Em um cenário onde sustentabilidade e inovação caminham cada vez mais juntas, a empresária Maria de Fátima de Farias Pais, proprietária da Floricultura Natureza e Vida, localizada em Tubarão, se destaca ao apostar em um produto ainda pouco conhecido por muitos: a madeira plástica.
Revendedora autorizada da In Brasil, empresa com 20 anos de mercado, Fátima e sua equipe trabalham com o produto há quatro anos. A proposta é simples, mas poderosa: transformar sacolas plásticas descartáveis em estruturas resistentes, bonitas e sustentáveis.
“O produto vem do lixo seletivo. Eles fazem a separação, pegam somente a sacolinha de supermercado, limpam, passam por um processo com extrusora, colocam o filtro UV e pigmentação. É um material que não perde cor, não racha e ainda ajuda o meio ambiente”, explica.
A madeira plástica se apresenta como alternativa direta à madeira tradicional. Cada 700 quilos do material preserva uma árvore adulta e retira cerca de 180 mil sacolas plásticas do meio ambiente. “É uma preservação para agora e para o nosso futuro”, enfatiza a empresária.
O envolvimento com o produto nasceu da própria vivência no setor de paisagismo. Há 16 anos no mercado, a floricultura já utilizava madeira tradicional para decks e pergolados, mas os problemas de manutenção e durabilidade levaram Fátima a buscar alternativas.
“Chegamos a um ponto em que decidimos parar de trabalhar com ela. Foi então que a In Brasil nos encontrou pela internet, apresentou o material, visitamos a fábrica e começamos esse novo caminho”, relembra.
A adesão do público tem crescido gradativamente e Fátima acredita que o diferencial sustentável e a durabilidade do produto vão conquistar ainda mais clientes. “A madeira plástica hoje tem o preço da madeira de lei, mas sem manutenção. Você não precisa lixar, pintar, nada disso. A manutenção é só limpeza com água e sabão neutro. E a durabilidade? Para a vida toda. A fábrica dá 10 anos de garantia”, garante.
Infinitas possibilidades
Além de decks e pergolados, a floricultura oferece uma linha diversificada de produtos feitos com madeira plástica: bancos, mesas, lixeiras, mobiliário escolar e até estruturas maiores. “Dá para usar a criatividade tranquilamente. E o melhor: tudo com total conexão com o nosso trabalho de paisagismo”, afirma.
A empresária destaca ainda que o compromisso com o meio ambiente sempre foi parte do DNA do negócio. Desde o início da floricultura, ela apostou em vasos de polietileno e fibra de vidro, materiais recicláveis e duráveis.
“Quando começamos, meu marido disse que esse tipo de material seria o futuro. E ele estava certo. Hoje, só vendemos vasos recicláveis. É uma forma de pensar nas próximas gerações”, comenta.
A diretora da NossaCasa Feiras e Eventos, organizadora da Feira CasaPronta Tubarão, Jaqueline Backes, comemora a participação de negócios comprometidos com a sustentabilidade. “Ter empresas como a Floricultura Natureza e Vida na feira fortalece o nosso propósito de conectar inovação e responsabilidade ambiental. A madeira plástica é um excelente exemplo de como é possível transformar resíduos em soluções inteligentes e duráveis”, destaca Jaqueline.
A expectativa é que a novidade conquiste de vez o público da região. “Torço para que o público fique apaixonado pela madeira plástica assim como a gente é. Muitos já viram reportagens, pesquisaram e estão vindo conhecer. Acredito que vai entrar no gosto da população”, comenta Fátima com entusiasmo.
Para quem quiser conhecer de perto a madeira plástica e tirar dúvidas a respeito do produto, pode visitar o estande da Floricultura Natureza e Vida na Feira CasaPronta, que ocorre até domingo (08/06), no estacionamento do Farol Shopping, em Tubarão, no Sul de Santa Catarina.
Programação
A CasaPronta Tubarão acontece de 4 a 8 de junho, no Farol Shopping, com entrada gratuita. Os horários de visitação são:
- Sexta-feira (6): até às 22h
- Sábado (7): das 10h às 22h
- Domingo (8): das 14h às 19h
Além de compras que acontecem no local, a feira também impulsiona negociações que seguem nos dias e meses seguintes, movimentando vários setores econômicos de Tubarão e região.
Leia mais sobre:
Tubarão,
CasaPronta,
floricultura,
madeira plástica,
inovação ecológica.
Ambiente digital
Oportunidades
13ª edição
Nova edição
Oportunidades