Chef Motta

Canjica

Por Chef Motta - chefmotta@hotmail.com

Em 29/06/2015 às 20:05
imagem da noticia


 
 

 
                                     CANJICA
 
Ingredientes:

500g de canjica (Milho)
                                                 2 litros de leite
                                                 1 lata de leite condesado
                                                 2 litros de água
                                                 300g de amendoim torrado e moído
                                                 5 tiras de casca de laranja
                                                 10 cravos da Índia
                                                 2 pedaços de Canela em pau
                                                 Canela em pó a gosto
                                                 1 vidro de leite de coco

 

Modo de Preparo:

Deixe a canjica (Milho) de molho na água por, no mínimo, 12 horas.
Coloque na panela de pressão e cozinhe por 50 minutos ou até que fique bem molinha. Coloque em uma panela maior e acrescente o leite condesado, o leite de coco, o leite, a canela e os cravos. Deixe ferver por 20 minutos. Apague o fogo, acrescente o amendoim e deixe repousar por alguns minutos. Sirva polvilhada com canela em pó.

 História e curiosidades

Segundo o Dicionário Aurélio, o termo canjica vem do quimbundo africano - língua falada pela  tribo dos bantos de Angola- Kanjika.  Para outros pesquisadores, a palavra que dá nome ao prato tão conhecido pelo brasileiro vem do malaiala -  idioma de Malabar, região da Ásia –  Kanji, significando  “arroz com água”.
O milho de canjica é extraído do milho verde. Há, no mercado, o produto pronto para ser cozido, mas pode ser elaborado artesanalmente a partir da espiga até que se torne o grão propriamente dito. A história da canjica se origina do hábito de comer milho e de se inventar derivados dele. Fonte: Wikipédia 
 

Leia mais sobre:

Circuito PET.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui