Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 02/07/2025 às 11:54A Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) de Criciúma confirmou na manhã desta quarta-feira, dia 2, que iniciará, nos próximos 30 dias, a retirada de alguns radares de fiscalização eletrônica em pontos da cidade onde a redução da velocidade já foi efetivamente alcançada. A informação é do diretor da pasta, o advogado e especialista em trânsito Vinícius Ribeiro.
Segundo Ribeiro, a decisão é baseada em dados que apontam que a maioria das infrações registradas pelos equipamentos atualmente está na faixa de até 20% acima da velocidade permitida — o que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, gera apenas uma advertência por escrito, sem aplicação de multa ou pontos na carteira de habilitação. “Esses radares cumpriram seu papel. A velocidade foi reduzida. Agora, vamos monitorar se esse comportamento seguro vai se manter mesmo sem os equipamentos”, afirmou em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado.
Entre os pontos que terão radares removidos está o bairro Próspera, nas proximidades da rotatória. No local, serão retirados os equipamentos dos dois lados da via. No total, a ação da DTT abrangerá a retirada de sete radares, que cobrem 23 faixas.
O diretor explica que, caso haja reincidência de comportamento de risco por parte dos motoristas nos trechos que terão os radares retirados, os equipamentos poderão ser reinstalados. “Tudo depende do condutor. Se os registros mostrarem aumento de velocidade ou risco, a gente retoma os radares. É uma medida que busca o equilíbrio entre segurança e bom senso”, frisou.
Conforme o diretor, a retirada dos equipamentos será acompanhada de monitoramento contínuo e análise técnica por parte da DTT. A proposta é garantir que a educação no trânsito prevaleça sobre a penalização, mantendo a segurança viária como prioridade.
Leia mais sobre:
criciuma,
transito,
Dtt,
Vinícius Ribeiro.
Nesta quarta-feira
Perigo invisível
SC-390 e SC-114
Serra catarinense
Sentido Sul
Perigo invisível