Por João Gabriel da Rocha
Em 16/04/2025 às 13:00A La Niña, fenômeno que esfria as águas do Oceano Pacífico, impactando as chuvas e ventos de diversas regiões, chegou ao fim após três meses de duração. Dessa forma, a tendência é que o clima em Santa Catarina fique mais instável, com alternância entre dias frios e quentes nos próximos meses.
Segundo o climatologista Márcio Sônego, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Urussanga), essa mudança no padrão climático abre espaço para um inverno menos rigoroso. "A estação deve ser marcada por alternância entre frio e calor. Vai ter sim algumas ondas de frio, mas não é um inverno extremo, como acontece quando é com La Niña”, explica.
Com o fim do fenômeno, também aumenta a possibilidade de ocorrer ciclones extratropicais em Santa Catarina, especialmente no mês de maio. “Desde 2000, maio foi muito chuvoso por sete vezes, em função de ciclones que aparecem em alto-mar. Isso tem sido comum nos últimos anos, e ocorreu em 2019 e 2022. Assim como aconteceu aquela chuva de 190 milímetros em Jaguaruna, ciclones podem acontecer novamente”, alerta Sônego
Por outro lado, caso não ocorram ciclones, a tendência é que as chuvas permaneçam iguais nos próximos meses. “A estimativa é de 92 milímetros em maio, 82mm em junho e 102mm em julho, com cerca de nove a dez dias de chuva por mês, o que está dentro da média histórica”, destaca.
Ele pontua que o cenário é positivo para a agricultura da região. “Isso pouco afeta, pois é uma época de colheitas. Ou seja, é até bom que chova pouco, para o pessoal colher bem a soja, por exemplo. Plantas novas só são feitas daqui a alguns meses, lá por agosto”, finaliza.
Leia mais sobre:
clima,
La Niña.
Previsão do tempo
Santa Catarina
Santa Catarina
Previsão do tempo
Previsão do tempo