Por João Gabriel da Rocha
Em 30/06/2025 às 12:32O mês de junho encerra nesta segunda-feira, dia 30, com um registro de chuvas acima da média histórica. Em Criciúma, foram 154 milímetros de precipitação no total, enquanto a média histórica é de 101 milímetros. Já a temperatura média foi de 15,3°C, um milésimo abaixo da média histórica do mês, 15,4°C.
Segundo o climatologista Márcio Sônego, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Urussanga), o mês de julho, que inicia nesta terça-feira, deve registrar chuvas abaixo da média. “As precipitações devem chegar a 60 milímetros, enquanto a média histórica é de 99 milímetros”, destacou.
Junho registrou a mínima de -0,8°C, a menor temperatura dos últimos nove anos. Entretanto, conforme o climatologista, os termômetros estarão acima da média histórica em julho. “A tendência é que o mês comece frio, esquente na segunda e terceira semana e as temperaturas voltem a diminuir na última semana”, pontuou.
Defesa Civil alerta para frio intenso na próxima semana em Santa Catarina
Um comunicado da Defesa Civil está alertando sobre uma onda de frio que será intensificada nesta semana em Santa Catarina.
Conforme a Defesa Civil, a onda de frio persiste no Estado pelo menos até quinta-feira, dia 3 de julho. Ao longo desta semana, as manhãs serão com baixas temperaturas e os termômetros também sobem pouco no período da tarde. Os riscos são moderados a altos para ocorrências relacionadas ao frio intenso.
O órgão informou que as baixas temperaturas que serão registradas podem provocar desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, hipotermia e congelamento de pistas nas áreas mais altas de Santa Catarina. O principal pico de frio será nesta terça-feira, dia 1° de julho.
Leia mais sobre:
criciuma,
clima,
Defesa Civil,
Previsão do Tempo.
Previsão do tempo
Previsão do tempo
Previsão do tempo
Onda de frio
Previsão do tempo
Previsão do tempo
Previsão do tempo