Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
Publicidade
Criciúma

Comissão Especial Temporária trata sobre áreas afetadas pela mineração

Encontro com representantes técnicos e ambientais ocorreu na tarde desta segunda-feira

Por Redação

2 min de leitura

Compartilhar:
Comissão Especial Temporária trata sobre áreas afetadas pela mineração
Foto: Divulgação/ Manuela Silva

A Comissão Especial Temporária sobre a Ação Civil Pública (ACP) do Carvão na Câmara de Vereadores de Criciúma iniciou nesta segunda-feira, dia 26, a fase de reuniões com representantes técnicos e ambientais envolvidos com a recuperação de áreas afetadas pela mineração. Na primeira reunião, foram ouvidos o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan, o engenheiro Márcio Zanuzzi, representando o Sindicato da Indústria de Extração Carvão de Santa Catarina (SIESESC) e o engenheiro Cléber José Gomes.

Conforme Zancan, o entendimento para recuperação das áreas é um processo técnico e colaborativo. “A reunião ocorreu de uma forma muito clara e objetiva. O intuito é ver de que forma podemos resolver um problema técnico, avançando para ocupação e recuperação das terras afetadas em Criciúma”, destacou.

Segundo o engenheiro Márcio Zanuzzi, Criciúma possui atualmente 1,4 mil hectares de áreas exploradas pelo carvão e que foram mapeadas na Comissão Especial do Carvão. Dessas, aproximadamente 1,3 mil são depósitos de rejeitos.

Publicidade

“Todos os ouvidos no encontro de hoje possuem um conhecimento técnico, tratam disso desde a Década de 90. É fundamental para sabermos até onde evoluiu, além disso, é importante que tenhamos um conhecimento técnico para que medidas possam ser tomadas”, enfatizou o relator da ACP do Carvão, vereador Julio Kaminski (PSL).

O próximo encontro da ACP do Carvão está marcado para segunda-feira, dia 2, às 14h, e serão convidados representantes da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Fazem parte da Comissão sobre a ACP do Carvão, o vereador e relator, Julio Kaminski (PSL), Obadias Benones (AVANTE), que é secretário, a vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) e os vereadores Jair Alexandre (PL), Paulo Ferrarezi (MDB), Manoel Rozeng (DEM), Miguel Pierini (PP), Salésio Lima (PSD) e Zairo Casagrande (PDT).

Portal Engeplus · 26.07 - Acp Do Carvão

Colaboração: Manuela Silva

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirVereador sugere a instalação de um Centro de Atendimento ao Turista em Criciúma