Supermercados

Redução no consumo impacta no preço do ovo

Fim de período religioso diminuiu demanda pelo produto

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 02/07/2025 às 19:10
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Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus

O preço do ovo está caindo desde final de abril, quando encerrou a Quaresma, que é um período em que aumenta significativamente o consumo do produto. Ocorre que nos 40 dias que antecede a Páscoa, especialmente nas sextas-feiras é uma tradição para muitos católicos não comer carne vermelha. Após esse período o conselho da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) registrou uma queda na procura pelo ovo.

Desde então, em alguns supermercados da região de Criciúma, a realização de promoções do alimento tem sido algo muito comum. De acordo com o membro da ACATS, Nazareno Dorneles Alves, a queda no consumo acaba ocasionando maior oferta e por consequência melhor preço final. Segundo ele, os reajustes de preços atingem igualmente todas as regiões de Santa Catarina.

Ao contrário do ovo, o preço do café não para de subir. “Observamos instabilidades nos preços da indústria, possíveis aumentos referem-se a volatilidade do câmbio”, afirmou Alves. Com a alta ou queda nos preços, é normal que o consumidor altere marcas ou até mesmo mude o hábito de consumo, conforme o membro do conselho. “As oscilações de preços são normais, pois fatores como impostos, clima e flutuações do dólar, impactam”, pontuou. 

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Os supermercados têm adotado medidas, sempre que possível, para evitar o aumento de tabelas, preservando o mix de cada seguimento, conforme explicou Alves.

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