Por Redação Engeplus
Em 02/07/2025 às 19:35As atividades da segunda edição do Prêmio Acic de Língua Portuguesa começaram nessa terça-feira, dia 1º, com a primeira formação voltada aos professores das escolas participantes. A capacitação reuniu 20 educadores da rede municipal de Criciúma, representando 30 escolas do município.
A proposta do prêmio é valorizar o ensino da Língua Portuguesa, incentivando a produção textual e o desenvolvimento de competências linguísticas entre os alunos da educação básica.
A formação é uma das etapas fundamentais do projeto promovido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic), para fortalecer o papel do professor na construção do conhecimento dos estudantes. Para esta primeira edição da capacitação, a Acic convidou duas professoras doutoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Joice Eloy Guimarães e Fabiana Giovani.
Reflexões sobre a prática e impacto nos alunos
Para Joice, são de extrema importância ações que estimulem o debate e a atualização dos profissionais da educação. “Essas iniciativas promovem o envolvimento de toda a comunidade escolar. Esse momento de formação se configura como um dos principais nesse processo”, avalia.
“Temos a oportunidade de rememorar conteúdos, reavivar reflexões que os professores muitas vezes tiveram apenas na formação inicial. É um momento produtivo, que impacta diretamente os alunos da educação básica”, acrescenta.
Segundo a professora Fabiana, o impacto gerado por prêmios como esse pode ser visto a longo prazo, na contribuição para a educação na cidade. “Gostaria de parabenizar e reconhecer o trabalho da Acic com iniciativas como essa. O benefício vai ser para todos, tanto para os alunos quanto para os professores. Está sendo plantada uma sementinha que vai dar frutos lá adiante”, reforça.
Valorização do professor
A coordenadora do Prêmio, Marlene Pires, acredita que a formação é um elo essencial entre o projeto e a realidade das salas de aula. “O professor é peça-chave nesse processo. É ele quem estimula, orienta e acompanha os estudantes. Por isso, oferecer esse momento de troca e aprofundamento é um compromisso da Acic com a qualidade da educação. O Prêmio não é só uma competição: é uma oportunidade de crescimento coletivo para toda a comunidade escolar”, destaca.
A próxima formação dos professores será no dia 19 de agosto, dando continuidade à preparação pedagógica dos educadores. O Prêmio Acic de Língua Portuguesa segue os mesmos princípios do já consolidado Prêmio Acic de Matemática, apostando na valorização da educação como pilar de desenvolvimento regional.
Provas
A primeira etapa do Prêmio Acic de Língua Portuguesa será realizada no dia 5 de agosto, com a participação de 3,2 mil estudantes do sexto e do sétimo ano do ensino fundamental, representando 30 escolas da rede municipal de Criciúma. A segunda etapa está prevista para o dia 10 de setembro.
Colaboração: Deize Felisberto.
Leia mais sobre:
criciuma,
ACIC,
EDUCAÇÃO,
Língua Portuguesa.
Segundo semestre
Referência
Criciúma
Empreendedorismo