Criciúma

Colégio Satc fomenta orientação sobre educação socioemocional no projeto ‘Conexão Família’

Evento reuniu educadores, pais e responsáveis em uma noite de muito conhecimento

Por Redação Engeplus

Em 28/06/2025 às 13:15
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Satc

Preparar crianças e adolescentes para os desafios da vida faz parte do processo de formação que envolve a escola e as famílias. Ao longo do ano, o Colégio Satc promove o projeto ‘Conexão Família’, que reforça esse compromisso de desenvolvimento integral dos alunos. Na 2ª edição de 2025, o bate-papo envolveu a orientação dos pais e responsáveis com relação a educação socioemocional, onde foram realizadas atividades práticas voltadas aos filhos.

A iniciativa busca estreitar ainda mais os laços com as famílias, levando conhecimento e acolhimento. “Quando a escola está aberta a ajudar as famílias, essa parceria dá um sucesso muito grande. O tema dessa edição envolveu a educação socioemocional. Então trabalhamos o autoconhecimento dos pais, qual é o perfil desse pai e o perfil do filho que eu estou criando. Analisamos se os perfis são parecidos, se são diferentes, para que a família veja o que é preciso fazer para aproximar cada vez mais dessa criança ou jovem. Respeitando essas diferenças de perfis”, contou a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Satc, Luciana Peruch Ferreira.

O bate-papo ‘De Mãe para filho: O que fica entre a gente’, foi conduzido pela analista comportamental, Carine Gastaldon e a educadora socioemocional, Sabrina Canarin. “As palestrantes fizeram atividades envolvendo o tema socioemocional, que hoje é um assunto bem importante de ser trabalhado. Nós viemos de uma formação de que o sentimento, a emoção, ela não era vista com importância e atualmente isso é diferente. Então foi uma noite bem prática, bem inspiradora, de bastante conhecimento, de conexão mesmo da família e escola”, ressaltou Luciana.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A prática da Educação

O projeto ‘Conexão Família’ foi criado com o propósito de promover encontros com profissionais da área da educação e pais que buscam contribuir com a evolução intelectual e social dos filhos.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Sandra Marcon, a proposta busca trabalhar vínculos. “Nos encontros os pais recebem dicas, algumas sugestões de como manter um relacionamento saudável, de como criar memórias efetivas e afetivas nas crianças. No sentido de formação de caráter, de conduta, de autorregulação, de autocuidado, de como estreitar mais o relacionamento familiar, que vai se efetivar ao longo do processo de desenvolvimento emocional dos alunos”, explicou.


 

Divulgação/Satc

Leia mais sobre:

criciuma,

satc.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Educação