Por Lucas Renan Domingos -
Em 02/07/2022 às 17:58Com um placar 2 a 1, o Criciúma derrotou o Ituano jogando fora de casa. O confronto aconteceu na tarde deste sábado, dia 2, no estádio Novelli Júnior, em Itu (SP). Os gols da partida foram marcados todos nos segundo tempo. Primeiro, o volante Léo Costa abriu o placar para o Tigre. Lucas Dias empatou já aos 40 minutos da segunda etapa e Rodrigo fez o segundo do Criciúma aos 45 no cronômetro.
Com o resultado, o Tigre alcançou a quinta colocação na tabela e aguarda o fechamento da rodada para que sua classificação seja atualizada. O próximo adversário da equipe carvoeira será o Vasco, no próximo sábado, dia 9. Antes, o Criciúma ainda enfrenta o Nação, na quarta-feira, dia 6, pela Série B do Campeonato Catarinense. Os dois jogos serão no estádio Heriberto Hülse. Já o Galo de Itú recebe o Cruzeiro na próxima terça-feira, dia 5, em confronto atrasado da 14ª rodada, também na cidade de Itú.
Caio Dantas, jogador do Tigre - Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.
Primeiro tempo
No início do jogo, o Ituano se jogava para cima do Criciúma. Aos quatro minutos, os donos da casa quase conseguiram abrir o placar com Rafael Elias. O centroavante recebeu passe longo de lateral nas costas da marcação do Tigre e apareceu sozinho na grande área. O atacante tentou finalizar quase sem ângulo e mandou para fora, mas com perigo.
Pelo alto, o Galo de Itu apareceu novamente aos seis minutos. Córdoba levantou bola na área e Mário Sérgio subiu sozinho para cabecear e mandar por cima da trave defendida por Gustavo. O jogo era equilibrado. O Criciúma chegou aos 16 minutos. Marquinhos Gabriel tabelou com Lucas Xavier e recebeu dentro da área para finalizar de frente para o gol, mas foi travado pelo zagueiro.
O Tigre finalizou com perigo aos 19 minutos. Caio Dantas recebeu passe longo de Marquinhos Gabriel e dominou dentro da grande área, mas pegorari saiu bem para fazer a defesa e evitar o gol criciumense. O Criciúma adiantava a marcação e criava chances. Aos 21 minutos, em uma triangulação, Marcelo Hermes invadiu a área sozinha pelo lado esquerdo. Na hora do chute, Córdoba apareceu para fazer o corte.
Gol anulado do Ituano
O goleiro Gustavo salvou o Criciúma aos 35 minutos. Rafael Elias invadiu a área, caiu na hora de cruzar e ficou pedindo o pênalti. A zaga do Tigre parou e Yalon fez a roubada de bola para tocar para trás. De frente para o gol, Kaique tentou finalizar e foi travado. Na sobra, a bola voltou para Rafael Elias que chutou firme para grande defesa do goleiro do Tigre.
O primeiro tempo se encaminhava para o fim e Rafael Elias balançou a rede a favor do Ituano, em uma bela cabeçada entre os zagueiros do Criciúma e colocando a bola no ângulo de Gustavo. Após a revisão do lance, o árbitro de vídeo indicou impedimento do atacante do time paulista e Diego Pombo Lopez anulou o gol.
Léo Costa faz golaço
O Galo de Itú vinha tendo as melhores chances do jogo, mas foi o Criciúma que balançou a rede primeiro, aos seis minutos do segundo tempo, e sem precisar de revisar de VAR. É que Léo Costa fez um golaço. O volante do Criciúma recebeu de fora da área ajeitou e soltou o pé. O goleiro Pegorari aceitou a bola foi morrer no fundo da rede.
Aos 11 minutos, quase o segundo do Tigre, novamente de fora da área, com Cristovam. Ao estilo Léo Costa ele finalizou de longe e rasteiro. A bola foi variando e quase enganou Pegorari, que caiu para desviar e mandar para escanteio.
Léo Costa, autor do gol do Criciúma - Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.
Ituano empata e Tigre arranca vitória no fim
O goleiro do Criciúma fez dois milagres para evitar o gol de empate do Ituano. Primeiro, aos 18 minutos, ele saiu errado e desviou a bola, que ficou na pequena área, nos pés do Aylon, que finalizou e Gustavo fez a defesa. Na sequência, ele fez mais uma boa defesa, quando Kadu tentou desviar o cruzamento e mandou para o próprio gol.
Gustavo ia garantindo a vitória carvoeira com suas defesas. Neto Berola achou Rafael Elias na área, que girou sobra a marcação e bateu rasteiro. Gustavo esticou o braço e fez a defesa em dois tempos.
De tanto tentar, o Ituano conseguiu chegar ao empate, com um gol de zagueiro. Primeiro, aos 39 minutos, o goleiro Gustavo espalmou chute de Roberto para escanteio. Na cobrança a bola foi desviada no meio da área e sobrou para Lucas Dias tocar para o gol.
Já era 45 minutos quando Marquinhos Gabriel deu ótimo passe para Claudinho, que foi na linha de fundo e tocou para trás. Pegorari saiu do gol para evitar o passe, mas a bola chegou para Rodrigo, que com o gol vazio, só teve o trabalho de empurrar para as redes e determinar a vitória do Criciúma.
Ficha técnica para Ituano 1x2 Criciúma
Competição: Campeonato Brasileiro da Série B, 15ª rodada.
Data: Sábado, dia 2 de julho.
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP).
Horário: 16 horas.
Público: 1.587 torcedores
Renda: R$ 25330
Arbitragem: Diego Pombo Lopez apitou o jogo, auxílio por Elicarlos Franco de Oliveira e Edevan de Oliveira Pereira, trio da Bahia. O quarto árbitro foi Ilbert Estevam da Silva (SP) e Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE) comandou a cabine do árbitro de vídeo.
Cartão amarelo: Caique, Aylon, Bernardo (ITU); Cristovam, Rodrigo (CRI).
Cartão vemelho: Não teve
Gols: Lucas Dias (40' 2T) (ITU); Léo Costa (6’ 2ºT) e Rodrigo (45' 2ºT) (CRI)
Criciúma: Gustavo; Cristovam (Claudinho), Rodrigo, Kadu Ribeiro e Marcelo Hermes; Arilson (Fellipe Mateus), Léo Costa, Rômulo (Marcos Serrato) e Marquinhos Gabriel; Lucas Xavier (Hygor) e Caio Dantas (Thiago Alagoano).
Técnico: Claudio Tencati
Ituano: Pegorari; Córdoba, Lucas Dias, Bernardo e Mário Sérgio (Roberto); Rafael Pereira (Neto Berola), Caique, Kaio (João Vitor) e Gerson Magrão (Lucas Siqueira); Aylon e Rafael Elias (Chrigor).
Técnico: Mazola Júnior
Leia mais sobre:
criciuma,
esporte,
campeonato brasileiro,
Série B,
Ituano.
Bons resultados
No Tigre
Cleber Orleans retorna ao Criciúma
Reapresentação
Oficial
CBF confirma contratação de Carlo Ancelotti
Definido
Campeão da Copa Sul será conhecido no sábado