Por Rafaela Custódio -
Em 08/06/2023 às 18:15O torcedor compareceu em peso no estádio Heriberto Hülse, nesta quinta-feira, dia 8. Mas no fim dos 90 minutos, os carvoeiros saíram decepcionados com o que presenciaram, pois o Tigre foi derrotado por 1 a 0 pelo Juventude. O duelo foi válido pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado no segundo tempo pelo atacante Rodrigo Rodrigues. Com o resultado, a equipe tricolor não conseguiu voltar ao grupo de acesso à elite do futebol brasileiro.
Atualmente, o Criciúma está em 5° lugar com 20 pontos. Já o Juventude, que conquistou a quinta vitória consecutiva, terminou a rodada em 8° com 18 pontos. O próximo compromisso do Tigre é no domingo, dia 11, às 18 horas, contra o Vitória, em Salvador. Já o time gaúcho recebe o Tombense no mesmo dia, mas às 18h15.
Esta foi a segunda derrota do Criciúma jogando como mandante nesta Série B. O Tigre havia perdido por 2 a 1 para o Ceará na 7ª rodada.
Primeiro tempo
O Criciúma iniciou a partida buscando atacar pelo lado direito do campo, porém foi parado pela forte marcação do Juventude e até os 10 minutos do jogo, o Tigre não conseguiu chutar ao gol de Thiago Couto.
Juventude ataca e Criciúma responde
O primeiro chute da partida foi da equipe visitante. Após jogada de David, a bola sobrou para Mandaca, que chutou de fora da área, porém a bola subiu demais e o goleiro Gustavo apenas acompanhou. No lance seguinte, foi a vez do Criciúma assustar. Depois de um lançamento, Felipe Vizeu tocou de peito para Rômulo, que de fora da área arriscou o chute, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Primeira substituição do Tigre
O técnico Cláudio Tencati precisou mexer na equipe carvoeira por lesão. O lateral direito Cristóvam deixou o gramado para a entrada de Claudinho.
Aos 26, o meia Nenê foi derrubado na direita de ataque e o Juventude teve a oportunidade de atacar o Criciúma. O camisa 77 alçou bola na área para Boza, mas a arbitragem marcou impedimento do zagueiro.
Juventude abre o placar, mas arbitragem anula gol
O volante Rômulo perdeu a bola na entrada da área, Rodrigo Rodrigues tirou o defensor carvoeiro e tocou para Nenê, que entrou na área e encobriu o goleiro Gustavo, entretanto, a arbitragem assinalou impedimento na jogada.
No lance seguinte, a equipe gaúcha mais uma vez levou perigo. No contra-ataque pela direita, a bola foi cruzada na área e o zagueiro Rodrigo tocou para escanteio. Na cobrança, Nenê alçou bola na área, mas a defesa tirou.
Aos 33, David tabelou com Alan Ruschel e da entrada da área arriscou o chute no canto direito de Gustavo, mas o goleiro carvoeiro apenas acompanhou a jogada.
O Tigre tentou aos 37 com Fabinho. O atacante recebeu na entrada da área, tentou uma jogada individual, porém foi desarmado.
Chances no final do primeiro tempo
O Juventude quase abriu o placar no final do primeiro tempo. No contra-ataque, David chutou no gol, Gustavo tentou defender, mas soltou a bola, que sobrou para Alan Ruschel e o lateral acabou não conseguindo marcar no rebote.
No lance seguinte foi a vez do Criciúma chegar na área adversária. Claudinho cruzou a bola para Marcelo Hermes, o lateral esquerdo limpou o marcador, mas foi derrubado com falta. Fellipe Mateus alçou bola na área, a zaga gaúcha tentou desviar e a bola sobrou para o atacante Fabinho, que acabou desarmado.
Aos 41, foi a vez de Arílson arriscar. O atacante Éder recebeu em profundidade pela direita, cruzou na área, a defesa do Juventude tirou parcialmente e no rebote o volante carvoeiro arriscou o chute, mas parou no goleiro Thiago Couto.
Segundo tempo
O Criciúma voltou para o segundo tempo disposto a abrir o marcador e quase conseguiu com Fellipe Mateus. A equipe carvoeira virou o jogo e o meia tricolor ficou com a bola e chutou no gol, mas Thiago Couto espalmou para a linha de fundo. Na cobrança do tiro de meta, novamente Fellipe Mateus alçou bola na área, mas a arbitragem assinalou falta do ataque do Tigre.
Aos 9 minutos, o técnico Cláudio Tencati fez mais duas mexidas. A primeira por lesão do volante Rômulo, ele deixou o gramado para a entrada de Crystopher. Na sequência, saiu o atacante Fabinho para a entrada de João Carlos.
Após lançamento da defesa do Juventude para o ataque, o lateral-esquerdo Marcelo Hermes ficou com a bola, porém se atrapalhou sozinho e acabou entregando a bola para o adversário. David ficou com a bola e ao tentar entrar na área acabou sendo derrubado pelo zagueiro Walisson Maia, que recebeu cartão amarelo. O meia Nenê cobrou a falta, entretanto, a bola bateu na barreira formada pelo goleiro Gustavo.
No lance seguinte foi a vez do Criciúma atacar. Após cruzamento pela esquerda de Marcelo Hermes, a zaga afastou para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Fellipe Mateus bateu na primeira trave, a defesa afastou e no rebote Eder chutou e a bola saiu pela linha de fundo.
O volante Jean recebeu próximo da entrada da área e arriscou o chute, mas a bola desviou e saiu pela linha de fundo. Nenê mais uma vez cobrou escanteio e a bola ficou nas mãos do goleiro Gustavo, que saiu jogando rápido com Eder. O atacante tocou para Fellipe Mateus que começou a trabalhar a bola, que sobrou para o atacante João Carlos. Ele recebeu e arriscou o chute, entretanto, a bola saiu pela linha de fundo.
Fellipe Mateus sofre falta na entrada da área. Na cobrança, Marcelo Hermes tentou o chute colocado, mas a bola subiu muito.
Juventude abre o placar
Jadson recebeu pelo lado esquerdo, mas Arílson cometeu falta no jogador adversário. Na cobrança, Nenê alçou bola na área, Danilo Boza cabeceou para o gol, Gustavo espalmou e a bola sobrou nos pés de Rodrigo Rodrigues, que apenas empurrou para o fundo das redes.
O Criciúma precisou mexer novamente na equipe após lesão de João Carlos. O atacante Welinton Torrão entrou e fez sua estreia com a camisa carvoeira. O técnico Cláudio Tencati ainda sacou Felipe Vizeu para a entrada de Tiago Marques.
O Juventude se atrapalhou duas vezes na saída de bola e acabou cedendo um escanteio no lado direito do campo. Apesar de alçar a bola na área, a defesa da equipe gaúcha conseguiu afastar o perigo.
A equipe carvoeira se lançou ao ataque, com isso, sofreu um contra-ataque aos 50. Ruan ficou com a bola na esquerda da área, limpou o adversário e bateu no gol, o goleiro Gustavo caiu, porém, não alcançou e a bola bateu na trave e saiu pela linha de fundo.
A resposta do Criciúma veio com Tiago Marques. O atacante recebeu na entrada da área e arriscou o chute, mas pegou mal e a bola saiu pela linha de fundo. O Tigre ainda tentou atacar o time gaúcho, mas sem sucesso.
Ficha técnica para Criciúma 0 x 1 Juventude
Competição: Campeonato Brasileiro da Série B, 11ª rodada.
Data: Quinta-feira, dia 8 de junho.
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.
Horário: 16 horas.
Público: 18.223 torcedores.
Renda: R$ 376.700,00
Arbitragem: Maguielson Lima Barbosa, de 31 anos, apitou o jogo. Leila Naiara Moreira da Cruz e Daniel Henrique da Silva Andrade o auxiliam, enquanto o paulista Thiago Duarte Peixoto comanda o VAR.
Cartão amarelo: Rômulo (17’1’T), Fellipe Mateus (45’1’T), Rodrigo (7’2’T), Wallison Maia (16’2’T) (CRI); Romércio (39’1’T), Jadson (26’2’T), Kelvyn (41’2’T), Nenê (43’2’T), Zé Marcos (54’2’T) (JUV).
Gols: Rodrigo Rodrigues (30’2’T) (JUV).
Criciúma: Gustavo; Cristovam (Claudinho), Rodrigo (C), Wallisson Maia e Marcelo Hermes; Arílson, Rômulo (Crystopher) e Fellipe Mateus; Éder, Felipe Vizeu (Tiago Marques) e Fabinho (João Carlos) (Welinton Torrão).
Técnico: Claudio Tencati
Juventude: Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Romércio (Zé Marcos) e Alan Ruschel; Jean Irmer (Kelvyn), Jadson, Luis Mandaca (Gehring) e Nenê (Robertinho); David (Ruan) e Rodrigo Rodrigues.
Leia mais sobre:
criciuma,
futebol,
esporte,
juventude,
Série B.
Derrota carvoeira
Esportes
Esportes
Série B
Criciúma E.C.