Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 20/01/2024 às 18:23O Criciúma jogou com autoridade e goleou o Figueirense na estreia do Campeonato Catarinense. Melhor ao longo dos 90 minutos, o Tigre não tomou conhecimento do adversário e venceu por 4 a 1, gols de Rodrigo, Marcelo Hermes, Renato Kayzer e João Carlos, e compensou os mais de 10 mil torcedores que enfrentaram a chuva para apoiar o time de Claudio Tencati na tarde deste sábado, dia 20.
O próximo desafio do Criciúma pela defesa do título acontece na quarta-feira, dia 24. No estádio Domingos Machado de Lima, o Tigre visita o Concórdia pela segunda rodada do estadual. No mesmo dia, o Figueirense recebe o Joinville no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Jogadores do Criciúma comemoram gol do capitão Rodrigo. (Fotos: Celso da Luz/Criciúma EC)
Só no início
O Figueirense iniciou disposto a marcar no campo de ataque e ofereceu resistência nos primeiros minutos de confronto. A primeira finalização, inclusive, foi da equipe da capital, que chegou com o volante Gledson. Ele pegou forte na bola, mas Gustavo defendeu sem dificuldade.
O ímpeto dos visitantes durou até os seis minutos. Depois, com os meias Marquinhos Gabriel, Felipe Mateus e Claudinho inspirados, o Tigre passou a ter domínio envolvendo os alvinegro no toque de bola. Depois de sequência de escanteios, a primeira finalização aconteceu com Barreto, que aproveitou cruzamento de Claudinho e desviou pela linha de fundo. Logo depois, Felipe Vizeu aproveitou rebote na pequena área e abriu o placar, mas o árbitro Bráulio da Silva Machado marcou falta no goleiro Thiago Gonçalves e anulou o lance.
Dono do jogo
Embalado pela torcida, o Criciúma manteve a concentração e pressionou o adversário. E foi recompensado aos 15 minutos. Felipe Mateus cobrou escanteio, a zaga afastou e Marquinhos Gabriel pegou a sobra. A finalização cruzada fez o goleiro espalmar para o meio, onde estava o zagueiro Rodrigo. Oportunista, o capitão apenas teve o trabalho de escorar e correr para o abraço.
A pressão seguiu. No toque de bola, o Criciúma abriu espaço na defesa adversária e acumulou oportunidades para ampliar. Aos 22, Felipe Mateus cobrou falta no ângulo direito do goleiro, que saltou para evitar o gol. Aos 26, Marquinhos Gabriel e Felipe Mateus tabelaram dentro da área e o camisa 7 arriscou rente à trave, mas novamente parou em defesa de Thiago Gonçalves. O goleiro ainda defendeu tentativa de voleio de Marquinhos Gabriel e um chute rasteiro de Renato Kayzer.
Claudinho completou 100 jogos com a camisa do Tigre.
Menos um
Embora não tenha aumentado a vantagem, o Criciúma não correu riscos na reta final do primeiro tempo. Seguiu com maior posse de bola, com imposição física e confundindo a defesa adversária. Aos 43, o volante Gledson fez falta dura em Jonathan e recebeu o segundo cartão amarelo e posteriormente o vermelho, deixando o Figueira com um a menos em campo.
Com vantagem no placar e no número de jogadores, o Tigre não demorou para chegar com perigo. Aos 48, Rodrigo se aventurou no campo de ataque, deu um drible desconcertante no marcador e chutou forte, buscando o ângulo esquerdo. Thiago Gonçalves, em tarde inspirada, se esticou para evitar o segundo gol do capitão do Criciúma.
Alegria do Figueira durou pouco
O Criciúma voltou pressionando no segundo tempo e rondou o gol do Figueirense. Felipe Vizeu, que já anunciou a meta de terminar como artilheiro do estadual, incomodou a defesa. Aos seis, ele aproveitou cruzamento de Marquinhos Gabriel e cabeceou com perigo. Depois, em jogada individual, encobriu o goleiro e a bola bateu na trave. Só que aos 11, o Figueirense empatou. Após cobrança de escanteio, a bola ficou viva na pequena área e Léo Baiano deixou tudo igual.
Mesmo com o empate, o Criciúma seguiu superior e dono do jogo. Tanto que não demorou para retomar a vantagem. Aos 14, Marcelo Hermes invadiu a área e chutou forte. A bola desviou na defesa e entrou. Já aos 23, Renato Kayzer invadiu a área, venceu a disputa com o marcador e bateu colocado no canto esquerdo de Thiago Gonçalves.
Virou passeio
A superioridade do time da casa estava evidente. E ficou ainda mais claro aos 27, quando João Carlos ampliou a vantagem. Ele entrou aos 26, no lugar de Claudinho, e no minuto seguinte encobriu o goleiro com um toque de cabeça.
Com o placar resolvido, Tencati acelerou as mudanças. Primeiro saiu Felipe Mateus, entrou Baltasar Barcia. Depois entraram Eduardo Melo e Léo Gonçalves, saíram Felipe Vizeu e Marquinhos Gabriel. Para azar do Tigre, o próprio Léo Gonçalves acabou expulso após falta dura em Uesley Gaúcho, mas não houve tempo para o Figueirense reverter a goleada. Final: Criciúma 4x1 Figueirense.
Ficha técnica para Criciúma 4x1 Figueirense:
Competição: Campeonato Catarinense.
Data: Sábado, dia 20 de janeiro de 2024.
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).
Horário: 16h30.
Público total: 10.186 torcedores.
Renda bruta: R$ 199.860,00.
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado apitou o jogo, auxiliado por Thiago Americano e Gizeli Casaril. Bruno David Rosseti foi o quarto árbitro da partida.
Cartão amarelo: Gledson, Cedric, Wesley Gaúcho (FIG).
Cartão vermelho: Léo Gonçalves (CRI); Gledson (FIG).
Gols: Rodrigo (15’ 1°T) (CRI), Marcelo Hermes (14’ 2°T), Renato Kayzer (23’ 2°T), João Carlos (27’ 2°T); Léo Baiano (11’ 2°T) (FIG)..
Criciúma: Gustavo; Jonathan, Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Barreto, Claudinho (João Carlos), Felipe Matheus (Barcia) e Marquinhos Gabriel (Léo Gonçalves); Felipe Vizeu (Eduardo Melo) e Renato Kayzer.
Técnico: Cláudio Tencati.
Figueirense: Thiago Gonçalves; Cedric, Genilson, Rafael Ribeiro e Tito; Gledson, Léo Baiano (João Pedro) e Matheus Farinha (Uesley Gaúcho); Guilherme Pato (Jonathan), Renan Bernabé (Nicolas) e Alisson Santos (Raul Levine).
Técnico: João Burse.
Leia mais sobre:
tigre,
criciuma,
futebol,
esporte,
campeonato catarinense,
estadual,
Figueirense.
Esportes
Esportes
Série B
Criciúma E.C.
Terceira idade