Derrota carvoeira

Com gols no final, Bahia vence o Criciúma e avança na Copa do Brasil

Visitantes venceram por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, dia 23

Por Rafaela Custódio -

Em 23/05/2024 às 21:06
imagem da noticia
Foto: Tiago Caldas / E.C Bahia

O Bahia voltou a vencer o Criciúma após oito anos dentro do Heriberto Hülse e o triunfo deu aos visitantes a vaga nas oitavas de final na Copa do Brasil. A partida foi disputada na noite desta quinta-feira, dia 23, pelo jogo de volta e terminou 2 a 0 para o Esquadrão de Aço. No primeiro confronto, em Salvador (BA), os baianos já haviam triunfado por 1 a 0, no agregado terminou 3 a 0. Os gols da partida foram marcados por Carlos de Pena e Jean Lucas, ambos no final do segundo tempo. 

Com o resultado, o Bahia avançou para as oitavas de final da Copa do Brasil e o Criciúma encerrou sua participação na competição e, agora, foca suas forças na Série A do Campeonato Brasileiro. O Esquadrão de Aço aguardará o sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para saber seu próximo adversário. Já o Tigre, encara o Palmeiras, pelo Brasileirão, no dia 2 de junho, no Heriberto Hülse, pela 7ª rodada da primeira divisão.


Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Primeiro tempo 

A partida começou com o Criciúma atacando a equipe visitante e com análise do vídeo, isto porque, o Tigre chegou ao ataque pela esquerda, com Marcelo Hermes, que tocou para Bolasie dentro da área, o atacante foi tocado pelo zagueiro baiano e o árbitro de vídeo acionou Raphael Claus para ver a jogada de um possível pênalti. Mas na conferência das imagens, o lance foi anulado por impedimento. 

O Criciúma voltou a assustar aos 4 minutos, com Bolasie. Após cobrança de escanteio de Fellipe Mateus, o atacante carvoeiro apareceu sozinho na segunda trave e cabeceou sozinho, porém a bola subiu demais e saiu pela linha de fundo. 

No lance seguinte, novamente Bolasie. Após toque de Felipe Vizeu, o camisa 11 do Tigre entrou na área e arriscou o chute, mas o goleiro Marcos Felipe caiu e fez a defesa no centro do gol. 

O Bahia chegou com perigo aos 11. Depois de cruzamento do Thaciano, o meia Everton Ribeiro apareceu na entrada da área sozinho e arrancou, porém, no momento do chute, acabou sendo desarmado por Fellipe Mateus. 


Foto: Tiago Caldas/Bahia

Bahia domina partida 

Após os 10 minutos de jogo, o Bahia começou a dominar as ações da partida e ter mais posse de bola, principalmente no meio-campo. Aos 17, Gustavo fez a primeira defesa para o Tigre. O atacante Thaciano recebeu pela esquerda, deixou Claudinho para trás e arriscou o chute na linha de fundo, mas o goleiro carvoeiro conseguiu espalmar. Na cobrança do escanteio, a defesa tricolor conseguiu afastar o perigo. 

Depois de um bate-rebate na entrada da área, a bola sobrou para Cauly, que avançou pela esquerda e cruzou. A bola desviou na zaga e sobrou para Thaciano, que tentou chutar, mas pegou mal e a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 23, Claudinho arrancou pela direita, entrou na área, brigou com o zagueiro e conseguiu tocar para Fellipe Mateus, que chutou rasteiro, mas o goleiro Marcos Felipe fez a defesa. 

Gustavo salva o Criciúma 

O goleiro Gustavo salvou o Criciúma de sofrer o primeiro gol. Após contra-ataque, Thaciano achou Cauly na direita, ele entrou na área, ajeitou e bateu, mas Gustavo saiu da meta e fez a defesa. 

O Bahia voltou a assustar e o zagueiro Rodrigo salvou o Tigre. Após passe de Everton Ribeiro, Arias recebeu e cruzou de primeira, a bola estava entrando e Rodrigo acabou mandando para escanteio. Na cobrança do tiro de esquina, a zaga tricolor afastou o perigo. 

O Tigre apareceu com Marquinhos Gabriel. Fellipe Mateus cobrou escanteio, a defesa do Tricolor de Aço afastou mal e a bola sobrou para o camisa 10 do Tigre, que arriscou o chute, entretanto, a bola subiu demais. 

Vizeu marca, mas gol é anulado 

O Criciúma conseguiu abrir o placar aos 39. Bolasie recebeu pelo lado esquerdo, tirou o marcador, cruzou na segunda trave e Felipe Vizeu apareceu sozinho, cabeceou e estufou a rede do goleiro Marcos Felipe. Mas o árbitro de vídeo assinalou impedimento de Vizeu. 


Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C. 

O meia Cauly arrancou pela direita, deixou dois marcadores para trás e tentou chutar, mas pegou mal na bola, que subiu demais. 

No último lance do primeiro tempo, Claudinho arrancou pela direita, tocou para Fellipe Mateus, que foi a linha de fundo e cruzou, mas a zaga mandou para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, Fellipe Mateus cobrou, mas novamente a zaga baiana teve sucesso.

Segundo tempo 

O Criciúma chegou na área com Marquinhos Gabriel. O atacante Fellipe Vizeu recebeu na entrada da área e tocou rasteiro para o meia carvoeiro, que entrou na área, tentou chutar, entretanto, acabou sendo atrapalhado pelo adversário e a bola saiu pela linha de fundo. 

Foto: Tiago Caldas/Bahia

Criciúma tem pênalti anulado 

Aos 14, o Tigre teve mais um pênalti anulado pelo árbitro de vídeo. Após receber bola em profundidade, Marcelo Hermes apareceu na linha de fundo no lado esquerdo, cruzou e a bola pegou na barriga de Arias, porém o árbitro Raphael Claus assinalou pênalti, entretanto, o VAR corrigiu e a penalidade foi desmarcada. 

Mudanças 

O técnico Claudia Tencati mexeu duas vezes na equipe aos 15. Saíram o volante Barreto e o meia Marquinhos Gabriel e entraram Matheusinho e Eder, respectivamente. 

Gustavo salva o Tigre 

O Bahia quase abriu o placar aos 16. Ratão desceu pela direita e tocou para Cauly. O camisa 8 bateu de primeira e o goleiro Gustavo espalmou para o meio e zaga carvoeira afastou o perigo. 

O técnico Tencati precisou mexer na equipe novamente aos 20. O meia Fellipe Mateus sentiu o joelho direito e precisou ser substituído. O volante Ronald entrou para o confronto. 

O atacante Eder recebeu pela direita, tocou para Felipe Vizeu no meio-campo, o atacante driblou e tocou novamente no Eder, que correu para o meio e fez um passe em profundidade para Vizeu, que foi na linha de fundo e cruzou para Ronald. O volante carvoeiro tentou de cabeça, entretanto, o goleiro Marcos Felipe fez a defesa. 

Eder perde gol 

O meia Matheusinho recebeu pela direita, arrancou pelo meio e tocou para Eder, a defesa errou e a bola sobrou para o camisa 23 sozinho, que entrou na área e tentou driblar o goleiro Marcos Felipe, porém ele conseguiu atrapalhar o atacante carvoeiro, que perdeu a oportunidade de abrir o marcador. 

Aos 32, Bolasie recebeu pela esquerda, driblou o marcador e sofreu falta. Antes da cobrança da falta, as últimas duas substituições. Saíram Felipe Vizeu e Marcelo Hermes para a entrada de Allano e Trauco, respectivamente. 

Na cobrança da falta, Matheusinho alçou bola na área, após bate-rebate a bola sobrou para o camisa 17, que empurrou para o fundo do gol, mas a arbitragem assinalou impedimento. 

Allano quase marca 

O atacante Allano quase marcou aos 41. Após troca de passe pelo lado direito, Claudinho foi a linha de fundo e cruzou, a bola passou por toda a área e o atacante carvoeiro apareceu na segunda trave e empurrou para o gol, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Quem não faz… 

O Criciúma dominou o segundo tempo, teve chances para abrir o marcador, mas quem balançou as redes foram os visitantes e duas vezes. O primeiro gol foi do meia Carlos de Pena, que havia entrado há poucos minutos. Os visitantes puxaram um contra-ataque pelo lado esquerdo com Biel, que tocou para o uruguaio, que empurrou para o fundo do gol. 

Já o segundo gol do Bahia aconteceu aos 48. Após receber passe dentro da área, Jean Lucas chutou e balançou as redes. 

Ficha técnica para Criciúma 0 x 2 Bahia 

Competição: Copa do Brasil - 3ª fase.

Data: Quinta-feira, dia 23 de maio. 

Local: Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).

Horário: 19 horas.

Público total: 14.316

Renda bruta: R$ 298.020,00

Arbitragem: O árbitro Raphael Claus (FIFA) comandou a partida, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa, trio de São Paulo. Já o quarto árbitro foi Vinicius Goncalves Dias Araujo (SP). A cabine do VAR teve o árbitro VAR-FIFA Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN) e o assistente Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).

Gols: Carlos de Pena (42’2’T) e Jean Lucas (48’2’T) (BA). 

Cartões amarelo: Meritão (39’2’T) (CRI); Jean Lucas (4’2’T), Gabriel Xavier (9’2’T), Luciano Juba (38’2’T) (BAH), 

Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes (Trauco); Meritão, Barreto (Matheusinho), Fellipe Mateus (Ronald) e Marquinhos Gabriel (Eder); Bolasie e Felipe Vizeu (Allano)

Técnico: Claudio Tencati

Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Carlos de Pena) e Cauly (Estupiñán); Thaciano (Biel) e Rafael Ratão (Ademir). 

Técnico: Rogério Ceni

Leia mais sobre:

criciuma,

copa do brasil,

bahia.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui