Por Rafaela Custódio -
Em 17/04/2024 às 22:23O Criciúma lutou, saiu atrás do marcador, mas não desistiu e empatou com o Atlético Mineiro por 1 a 1, na noite desta quarta-feira, dia 17, pela 2ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O confronto aconteceu na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG). Os gols foram marcados por Gustavo Scarpa para o Galo e Matheusinho para o Tigre.
Na próxima rodada, o Criciúma enfrentaria o Fortaleza, entretanto, o Leão tem partida pela Copa do Nordeste, com isso, o confronto foi adiado. O Tigre volta a campo no dia 27, às 16 horas, para encarar o Vasco, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, pela 4ª rodada.
Com o resultado, o Tigre fica em 12° lugar, com dois pontos somados na competição. O Atlético Mineiro está logo abaixo com a mesma pontuação.
Foto: Celso da Luz/Criciúma
Primeiro tempo
O Atlético Mineiro tomou a iniciativa da partida e começou o primeiro tempo atacando a equipe carvoeira. Logo aos 2 minutos, após troca de passes pelo lado direito, a bola sobrou para Paulinho, que arriscou o chute que foi desviado e saiu pela linha de fundo.
O Tigre surpreendeu o Galo pelo lado esquerdo com a dobra Trauco e Marcelo Hermes e logo em seguida, o atleta peruano tocou em profundidade para o camisa 22, que entrou na área e tocou rasteiro para Fellipe Mateus. O atleta tricolor se atrapalhou com a chegada de dois zagueiros e, mesmo caído, ainda tentou chutar, porém, o goleiro Everson fez a defesa.
Foto: Pedro Souza / Atlético
A equipe mandante respondeu logo em seguida com Otávio. O volante do Galo conseguiu o desarme e arriscou o chute de longe, entretanto, o goleiro Alisson fez a defesa.
O Criciúma voltou a criar pelo lado esquerdo aos 17. Trauco tocou para Fellipe Mateus, que conseguiu desvio na zaga e saiu pela linha de fundo. Fellipe Mateus alçou bola na área, Maia subiu mais que a zaga adversária e cabeceou para fora.
Pressão do Galo
Aos 20, o Galo iniciou uma pressão contra o Criciúma. Após troca de passes, a bola sobrou para Hulk, que tocou rasteiro para Guilherme Arana. O lateral arriscou o chute da entrada da área, mas o goleiro Alisson espalmou. O time mineiro ficou com rebote e, ao tentar alçar bola na área, ganhou o escanteio. Gustavo Scarpa cobrou, mas a defesa carvoeira conseguiu afastar o perigo.
O jogo foi paralisado por seis minutos após problema na iluminação. Na volta, o Criciúma chegou na área após falta em Bolasie. Fellipe Mateus alçou bola na área, mas a defesa do Galo conseguiu afastar o perigo. No lance seguinte, foi a vez do Atlético Mineiro assustar o Tigre. Hulk arrancou pelo meio-campo e sofreu falta de Rodrigo. O camisa 7 mesmo cobrou a falta, que parou na barreira.
Atlético Mineiro abre o placar
Aos 40, Hulk achou Gustavo Scarpa no lado direito do campo. O meia entrou na área, cortou o lateral Trauco e bateu no canto direito do goleiro Alisson, que ainda tentou defender, mas sem sucesso. 1 a 0 Galo.
Foto: Pedro Souza / Atlético
O Atlético quase ampliou o marcador com Hulk. Após falta de Meritão, o camisa 7 cobra em jogada ensaiada e arriscou o chute de longe. Alisson apenas acompanhou o lance.
A última oportunidade do primeiro tempo saiu dos pés de Gustavo Scarpa. Após inversão de lado, o meia apareceu sozinho na direita, arrancou com a bola, entrou na área e arriscou o chute, mas Alisson fez a defesa.
Foto: Pedro Souza / Atlético
Segundo tempo
O Atlético Mineiro voltou para a etapa final buscando ampliar o placar da partida e logo aos 5 minutos quase conseguiu. Após pressão, a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo. Hulk cobrou o escanteio e, em jogada ensaiada, alçou bola na entrada da área para Gustavo Scarpa, que arriscou o chute direto e a bola passou próximo do gol.
Aos 9, Hulk recebeu em profundidade, arrancou pela esquerda, entrou na área e caiu, porém, a arbitragem assinalou impedimento do atacante do Galo. Um minuto depois, foi a vez de Paulinho arriscar. Depois de falha na defesa do Tigre, o atacante recuperou a bola, finalizou e Alisson fez a defesa.
Tigre tenta no contra-ataque
O Criciúma tentou no contra-ataque buscar o empate da partida. Bolasie arrancou pelo meio e tocou para Fellipe Mateus, mas o meia foi derrubado por Guilherme Arana. Na cobrança de falta, o próprio camisa 7 do Tigre bateu direto e bola saiu por cima da meta de Everson.
A primeira substituição do técnico Cláudio Tencati veio aos 19. Deixou o gramado o meia Marquinhos Gabriel para a entrada do atacante Arthur Caíke.
O atacante Hulk recebeu a bola sozinho e tentou chutas de muito longe aos 21. Mas o goleiro Alisson apenas acompanhou o lance.
O Criciúma mexeu mais duas vezes aos 33. Deixaram o gramado o atacante Bolasie e o volante Barreto para as entradas do meia Matheusinho e do volante Baltasar Barcia, respectivamente.
Chance clara de gol
Vargas entrou aos 34 e três minutos depois criou um grande lance pelo lado esquerdo. Ele recebeu em profundidade, o zagueiro Rodrigo errou a marcação, caiu e deixou o atacante livre, que foi para a linha de fundo e cruzou a bola na área, Alisson espalmou e o rebote ficou com o xará dele do time adversário, que chutou cruzado e a bola passou muito perto do gol.
Criciúma empata
O meia Matheusinho precisou de cinco minutos em campo para empatar a partida. Após jogada pelo lado direito, Barcia alçou bola na área e Matheusinho apareceu no lado esquerdo para empurrar para o fundo do gol.
Foto: Celso da Luz/Criciúma
As últimas mexidas do técnico Cláudio Tencati aconteceram aos 42. Saíram do jogo o zagueiro Maia e o meia Fellipe Mateus para as entradas do defensor Wilker Ángel e do volante Eliédson, respectivamente.
Pressão do Galo
Após o empate do Criciúma, a equipe mineira se lançou ao ataque buscando o segundo gol. Mas o Galo tentou apenas alçar a bola na área e a defesa tricolor conseguiu afastar todas.
Ficha técnica para Atlético Mineiro 1 x 1 Criciúma
Competição: Campeonato Brasileiro, 2ª rodada.
Data: Quarta-feira, dia 17 de abril.
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG).
Horário: 20 horas.
Público: 24.613
Renda: R$ 1.072.818,48Arbitragem: O árbitro Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE), de 27 anos, comandou o confronto. Os auxiliares foram Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE). Já o quarto árbitro foi Artur de Morais Fernandes (GO). O árbitro Carlos Eduardo Nunes Braga comandou o VAR, com auxílio de Silbert Faria Sisquim, ambos do Rio de Janeiro.
Cartão Amarelo: Rodrigo (36’1’T), Marcelo Hermes (52’1’T), Meritão (36’2’T), Alisson (52’2’T) (CRI); Guilherme Arana (10’2’T), Alan Franco (37’2’T) (CAM).
Gols: Gustavo Scarpa (40’1’T) (CAM); Matheusinho (38’2’T) (CRI).
Atlético Mineiro
Everson; Saravia, Mauricio Lemos, Igor Rabello e Rubens (Guilherme Arana); Otávio, Alan Franco, Gustavo Scarpa (Alisson) e Igor Gomes (Zaracho); Paulinho (Cadu) e Hulk (Vargas).
Técnico: Gabriel Milito
Criciúma: Alisson; Claudinho, Rodrigo, Maia (Wilker Ángel) e Trauco; Higor Meritão, Barreto (Baltasar Barcia), Marcelo Hermes, Fellipe Mateus (Eliédson) e Marquinhos Gabriel (Arthur Caíke); Bolasie (Matheusinho).
Técnico: Claudio Tencati
Leia mais sobre:
criciuma,
Série A,
esportes,
Atlético Mineiro.
Terceira idade
Sorteio
Tigre
Tigre
Copa do Brasil
Aposentadoria