Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 18/02/2024 às 18:55O Criciúma segue cada vez mais líder do Campeonato Catarinense. O time carvoeiro venceu o Inter por 1 a 0, em partida disputada na tarde deste domingo, dia 18, no estádio Vidal Ramos Júnior, em Lages, e abriu cinco pontos de vantagem para o Marcílio Dias, que ocupa a segunda colocação. O gol foi marcado por Éder, ainda no primeiro tempo do confronto válido pela 9ª rodada.
O Tigre volta a campo no próximo sábado, dia 24, quando visita o Joinville pela 10ª rodada do Campeonato Catarinense. Já o Inter de Lages permanece na 9ª colocação e pode perder uma posição caso a Chapecoense some pontos contra o Nação - as duas equipes se enfrentam nesta segunda-feira, dia 19.
Mais posse, menos emoção
O Criciúma iniciou o duelo na Serra catarinense com posse de bola, porém correndo riscos em contra-ataques rápidos da equipe da casa. Aos três minutos, Marquinhos Gabriel e Éder tentaram jogada ensaiada em cobrança de escanteio, mas o atacante perdeu a bola e viu o Inter avançar rápido para o campo de ataque, só que a finalização de Baianinho saiu pela linha de fundo.
O Criciúma seguiu com dificuldade de furar o bloqueio da encaixada marcação do Inter, que seguiu buscando jogadas rápidas pelos lados de campo. A primeira boa chegada do Tigre aconteceu aos seis minutos, e quase saiu um golaço. Após tabela dentro da área, Claudinho finalizou com perigo e ficou com o escanteio.
O Inter respondeu com sequência de finalizações, todas sem perigo. Aos 10, Danilo chutou alto, longe da trave defendida por Gustavo. Aos 13, Venícius se aproveitou de bobeira de Gustavo, mas o chute saiu travado e parou nas mãos do goleiro do Tigre.
Estrela de Éder brilhou no primeiro tempo e o Tigre chegou a mais uma vitória no Estadual. (Fotos: Celso da Luz/Criciúma E.C)
Faro de gol
O Criciúma seguiu melhor na partida, mas passou a ter maior efetividade na conclusão das jogadas. Aos 15, Higor Meritão arriscou chute forte da intermediária e parou em boa intervenção do goleiro César Tanaka. Depois, Claudinho fez grande jogada pelo lado esquerdo e cruzou. Marquinhos Gabriel aproveitou indecisão da zaga e finalizou com desvio pela linha de fundo.
Aos 28, o bom momento carvoeiro se transformou em gol. O Tigre recuperou a bola no campo de defesa e Marquinhos Gabriel foi acionado no meio-campo, de onde passou na medida aproveitando o avanço de Éder, que teve o trabalho de dominar e bater com categoria no canto direito do goleiro.
Depois, o Tigre apenas cadenciou a partida e cedeu poucos espaços para os donos da casa. Até que aos 46 minutos o árbitro Edson da Silva encerrou o primeiro tempo.
Inter volta melhor
Na volta do intervalo, o auxiliar técnico Aléssio Antunes, que substituiu o suspenso Claudio Tencati, trocou Éder por Renato Kaizer. Só que o Inter de Lages voltou melhor e criou as melhores oportunidades já nos minutos iniciais da etapa final. Primeiro Matheus Campos foi derrubado na entrada da área, lance que resultou em cartão amarelo para Barcia. Na cobrança, Diogo Rangel cabeceou firme, mas parou na primeira defesa de Gustavo na partida.
O Tigre respondeu aos cinco minutos. Claudinho puxou contra-ataque pela direita e cruzou buscando passe para Vizeu. Antes do atacante ter a possibilidade de finalizar, Diogo Rangel afastou pela linha de fundo, mas quase marcou contra.
Criciúma de Felipe Vizeu chegou a sete vitórias em nove jogos no Estadual.
Domínio carvoeiro
Passado os minutos iniciais, o Criciúma voltou a ter domínio das ações. Porém, seguiu tomando sustos em avanços rápidos do Inter de Lages. Aos 7, Baianinho foi derrubado por Higor Meritão e o zagueiro também levou cartão amarelo. Na cobrança, a bola bateu na barreira e voltou para o próprio Venícius tentar novamente. O chute saiu torto, pela linha de fundo.
O Criciúma teve nova oportunidade de ampliar aos 17. Renato Kayzer recebeu cruzamento na pequena área, ganhou pelo alto, mas cabeceou para fora. Logo depois, o auxiliar Alessio Antunes renovou o fôlego da equipe trocando Barcia por Trauco.
O time da casa teve a oportunidade de empatar aos 30, novamente com Venícius. O atacante invadiu a área e chutou forte, mas foi travado por carrinho preciso do zagueiro Wilker Ângel. Com o ensaio de pressão do Inter de Lages, o auxiliar de Tencati trocou Claudinho e Vizeu por Candelo e Eduardo Melo. E justamente Candelo quase ampliou aos 36. Ele recebeu passe dentro da área, dominou e bateu cruzado, rente à trave esquerda.
As mudanças foram suficientes para segurar o ímpeto do Inter de Lages nos minutos e o Criciúma chegou a sétima vitória no Catarinense.
Ficha técnica para Inter de Lages 0x1 Criciúma
Competição: Campeonato Catarinense, 9ª rodada.
Data: Domingo, dia 18 de fevereiro de 2024.
Local: Estádio Vidal Ramos Júnior, em Lages (SC).
Horário: 17 horas.
Arbitragem: Edson da Silva (CBF) apita o jogo, auxiliado por Eder Alexandre (CBF) e Diogo Berndt (CBF). O quarto árbitro será Julio Cesar Pfleger, que também leva o escudo CBF.
Cartão amarelo: Barcia, Higor Meritão e Eliédson (CRI).
Gols: Éder (28’ 1°T) (CRI).
Inter de Lages: César Tanaka; Julio Ferrari (Vitinho), Diogo Rangel, Caio Sena e Gabriel Costa; Calebe, Felipe Favero e Danilo Pires (Matheus Campos); Wesley (Riquelme), Venícius Cascais e Baianinho.
Técnico: Márcio Marolla
Criciúma: Gustavo; Jonathan, Rodrigo, Wilker Ângel e Marcelo Hermes; Higor Meritão (Eliédson), Claudinho (Candelo), Barcia (Trauco) e Marquinhos Gabriel; Éder (Renato Kayzer) e Felipe Vizeu (Eduardo Melo).
Técnico: Aléssio Antunes
Leia mais sobre:
criciuma,
futebol,
campeonato catarinense,
esportes,
Inter de Lages.
Da Nigéria
Festa no Majestoso
Skate
Festa no Majestoso