Por Rafaela Custódio
Em 30/11/2024 às 21:46O Criciúma ficou mais de 45 minutos fora da zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro, ao abrir 2 a 0 contra o Corinthians no primeiro tempo, mas a sua defesa não colaborou no segundo tempo e com erros de Gustavo e Ronald acabou sofrendo a virada para 4 a 2. Os gols da partida foram marcados por Bolasie duas vezes para o Tigre e Garro, Bidu e Yuri Alberto duas vezes para o Alvinegro. O confronto aconteceu na noite deste sábado, dia 30, no estádio Heriberto Hülse e foi válido pela 36ª rodada.
Com o resultado, o Criciúma segue na zona de rebaixamento, em 17° lugar, com 38 pontos. Enquanto o Corinthians, entrou na zona de classificação da pré-Libertadores, em oitavo e soma 50 pontos.
Na próxima rodada, o Criciúma recebe o Flamengo, pela 37ª rodada, no estádio Heriberto Hülse. O confronto será realizado nesta quarta-feira, dia 4, às 20 horas. Já o Corinthians encara o Bahia, na Neo Química Arena, na terça-feira, dia 3, às 20 horas.
Primeiro tempo
A primeira oportunidade da partida foi do Criciúma logo no primeiro minuto. Dudu recebeu pela direita, avançou e cruzou na área, mas Bolasie acabou passando pela bola, que sobrou para Ronald no lado esquerdo. O volante tentou driblar o marcador, entretanto, acabou se atrapalhando e perdeu.
Aos 3 minutos, o volante Barreto tentou duas vezes. Após rodar a bola pela lateral direita, Dudu tocou para Bolasie, que soltou para o volante carvoeiro, ele tentou chutar rasteiro, mas foi bloqueado por Carrillo, porém a bola sobrou novamente para Barreto, que tentou mais um chute e mais uma vez foi parado.
O Tigre iniciou o confronto pressionando e, logo aos 6 minutos, teve mais uma chance. Após lançamento de Newton, o volante Ronald apareceu sozinho dentro da área, mas no momento de dominar a bola, acabou se atrapalhando e perdeu a chance.
Gustavo salva o Criciúma
O Corinthians quase abriu o marcador aos 7. Após lançamento pela esquerda, Yuri Alberto apareceu sozinho na entrada da área, arrancou e entrou na área, porém no momento da finalização acabou sendo bloqueado por Gustavo, que fez a defesa em dois tempos.
A equipe alvinegra voltou a atacar pelo lado esquerdo. Depois de uma bola em profundidade, Yuri Alberto apareceu na área, porém Newton acompanhou o lance e Gustavo que fez a defesa.
Corinthians pressiona
O atacante Yuri Alberto recebeu pela direita, arrancou e deixou Tobias Figueiredo para trás, foi na linha de fundo e cruzou rasteiro, entretanto, Newton apareceu no meio da área para tocar para a linha de fundo antes de Memphis Depay empurrar para o fundo do gol. Na cobrança do escanteio de Garro, a defesa afastou o perigo e a bola sobrou para Bidu, que chutou rasteiro no meio do gol e Gustavo caiu para fazer a defesa.
Após Bidu receber pela esquerda, o meia tentou cruzar, mas foi bloqueado por Rodrigo. Garro foi para a cobrança do escanteio e novamente o capitão carvoeiro fez o corte.
Gustavo…
O time alvinegro quase abriu o placar com Raniele. Garro cobrou o escanteio, a bola sobrou para Memphis Depay que tocou para o volante no meio da área, que arriscou o chute rasteiro e Gustavo, de soco, conseguiu impedir o gol do time paulista.
Tigre responde
Aos 26, o Criciúma respondeu pelo lado direito. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Dudu, que sozinho dentro da área arriscou o chute, a bola desviou e quase entrou no gol de Hugo. O lateral Hermes cobrou o tiro de canto, Tobias Figueiredo desviou e sobrou para Bolasie, que novamente cruzou na área e o zagueiro Rodrigo tentou de cabeça, mas sem sucesso.
Quem não faz…
O Criciúma sofreu pressão por 30 minutos. O Corinthians dominou a partida e teve duas oportunidades para abrir o marcador, mas quem não faz, leva. O Criciúma precisou de uma chance para abrir o placar.
O lateral Dudu recebeu pela direita, arrancou e cruzou na marca penal. Bolasie apareceu sozinho e de perna direita chutou no contrapé do goleiro Hugo, abrindo a contagem.
Alvinegro tenta responder
Aos 36, Newton puxou Yuri Alberto e a arbitragem assinalou falta. O meia Garro alçou bola na área, mas a zaga conseguiu afastar o ataque adversário.
O Tigre quase ampliou o marcador com Felipe Vizeu. O volante Ronald arrancou pelo meio-campo, deixou dois marcadores para trás e lançou para o atacante, porém acabou se atrapalhando, não conseguiu dominar a bola e Hugo conseguiu afastar.
Bolasie e Bolasie
Imparável. O atacante Bolasie precisou encostar duas vezes na bola para marcar dois gols. Após receber na área pelo lado esquerdo, o carvoeiro girou e bateu no canto direito, mas a bola desviou no zagueiro e mudou de direção e acabou entrando.
A equipe carvoeira quase ampliou o marcador aos 41. O lateral Dudu recebeu pela direita e tocou rasteiro para Newton na entrada da área, o volante arriscou o chute rasteiro e a bola passou perto do poste esquerdo do goleiro Hugo.
Aos 42, Marcelo Hermes desarmou o adversário próximo ao meio-campo e sofreu falta de Carrillo. O lateral-esquerdo do Tigre cobrou direto, mas a bola acabou batendo na zaga e interrompendo o ataque tricolor.
O último lance de perigo do primeiro tempo aconteceu aos 46 com Memphis Depay. O atacante recebeu de Yuri Alberto e arriscou o chute rasteiro, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Segundo tempo
A primeira oportunidade da etapa final foi do Corinthians. Após cruzamento, Yuri Alberto tentou de cabeça, mas Gustavo fez a defesa em dois tempos.
O Alvinegro voltou a atacar aos 4. Garro tocou para Bidu que foi para a linha de fundo e tocou rasteiro para trás e o camisa 10 do Corinthians sozinho arriscou o chute, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O time mandante trocou passes em todos os setores de campo. Após Marcelo Hermes receber de Ronald, o lateral conseguiu cruzar todo o campo e tocou para Felipe Vizeu, que já passou para Dudu e voltou a bola para Fellipe Mateus, que arriscou o chute, porém Hugo fez a defesa.
O zagueiro André Ramalho se lançou ao ataque e quase descontou o marcador. O defensor recebeu no lado direito, trouxe para o meio e chutou, mas a bola desviou e saiu pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a zaga carvoeira afastou o perigo.
Gustavo falha e Corinthians desconta
O Criciúma estava trocando passes na defesa, quando Hermes voltou a bola com Gustavo, ele tocou na fogueira para Newton, o volante perdeu a bola para Bidu, que tocou rasteiro para Garro, que teve apenas o trabalho de empurrar para o gol.
Alvinegro empata
Após descontar o marcador, o Corinthians se lançou ao ataque e Bidu acertou um chute de fora da área e empatou a partida.
Substituições
Após sofrer dois gols em três minutos, o técnico Cláudio Tencati mexeu na equipe. Saíram o atacante Felipe Vizeu e o meia Fellipe Mateus para a entrada de Pedro Rocha e Trauco.
Aos 22, o atacante Memphis tentou surpreender o goleiro Gustavo. Ele recebeu do meio-campo e arriscou o chute, mas pegou mal e a bola saiu pela linha de fundo.
O técnico Cláudio Tencati fez mais duas substituições aos 29. Deixaram o gramado o volante Barreto e Dudu para a entrada de Matheusinho e Claudinho, respectivamente.
O Criciúma chegou ao ataque aos 33. Após cruzamento do lateral Claudinho, Rodrigo desviou de cabeça, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Bolasie recebeu de Claudinho aos 35, arrancou pela direita, mas foi parado com falta. Hermes cobrou a falta e a defesa afastou, a bola sobrou para Ronald, porém ele errou a cabeçada e tocou para trás e Ángel Romero que havia acabado de entrar acabou ficando sozinho com a bola, avançou e tocou para Yuri Alberto ter o trabalho de apenas empurrar a bola para o fundo do gol.
A última substituição do Criciúma ocorreu aos 40. Saiu o volante Ronald para a entrada de Arthur Caíke. No mesmo minuto, o jogo foi paralisado, pois a torcida do Corinthians acendeu diversos sinalizadores.
O Corinthians voltou a marcar aos 48, com Yuri Alberto. Após contra-ataque, Romero carregou a bola pelo meio-campo, passou a bola para o centroavante, que entrou na área e bateu forte no gol de Gustavo.
Ficha técnica para Criciúma 2 x 4 Corinthians
Competição: Campeonato Brasileiro da Série A, 36ª rodada.
Data: sábado, dia 30 de novembro.
Local: estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Horário: 19h30
Público: 18.075 pessoas
Renda: R$ 865.920,00
Arbitragem: O árbitro Anderson Daronco (FIFA) comandou a partida. Ele foi auxiliado por Rafael da Silva Alves (FIFA) e Schumacher Marques Gomes (AB). Já na cabine do VAR, estiveram o árbitro Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA), sendo auxiliado por André da Silva Bitencourt (AB).
Cartões amarelos: Newton (10’2’T), Rodrigo (32’2’T) (CRI); José Martínez (30’2’T), Matheuzinho (32’2’T) Yuri Alberto (37’2’T)(COR).
Cartões vermelhos:
Gols: Bolasie (30’1’T), Bolasie (37’1’T) (CRI); Garro (16’2’T), Bidu (19’2’T), Yuri Alberto (37’2’T), Yuri Alberto (48’2’T) (COR).
Criciúma: Gustavo; Dudu (Claudinho), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto (Matheusinho), Newton, Ronald (Arthur Caíke) e Fellipe Mateus (Trauco); Bolasie e Felipe Vizeu (Pedro Rocha).
Técnico: Cláudio Tencati.
Corinthians: Hugo Souza, Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Hugo); Raniele (Talles Magno), Carrillo (Alex Santana), Breno Bidon (José Martínez) e Garro; Memphis Depay (Ángel Romero) e Yuri Alberto.
Técnico: Ramón Díaz
Leia mais sobre:
criciuma,
Série A,
corinthians.
Em busca do tri
Período de treinos
Dragão tem vantagem
Criciúma E.C
Similar ao handebol
Dragão tem vantagem
Criciúma E.C
Similar ao handebol