Por Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br
Em 14/01/2014 às 07:57Iniciou no final do ano passado a construção da sequência de apoios para compor o segmento Sul da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna. O empreendimento faz parte da segunda etapa de obras para duplicação da BR-101. Os trabalhos seguem no leito da lagoa Santo Antônio dos Anjos, próximo ao limite entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava.
Estão finalizados três conjunto de apoios, com seis pilares já concretados. Para o segmento Sul da ponte serão construídos 17 conjuntos, com 34 pilares, ligando os mastros estaiados ao encaixe com as pistas duplicadas da BR-101 Sul, já no lote 25 (Pescaria Brava). O leito rochoso é mais raso neste ponto da construção, facilitando a instalação.
As estacadas mais profunda estão fixadas próximo dos trecho estaiado, onde a fundação alcançou até 70 metros de profundidade. No segmento Norte da ponte, estão finalizados outras 24 conjuntos, com 48 pilares prontos. Depois de pronto, cada pilar ainda recebe a travessa, no topo da estrutura, para apoio e fixação das aduelas.
Depois da instalação de cada camisa metálica no leito, o consórcio inicia a escavação para preenchimento com a ferragem e concreto. Cada cilindro mede 11 metros de comprimento, por 2,5 metros de diâmetro. Para preencher cada camisa são necessários 54 metros cúbicos de concreto usinado, quantidade capaz de encher 27 mil litros PET descartáveis ou 54 piscinas infantis de mil litros.
Colaboração: Muriel Albonico/comunicação Dnit
Leia mais sobre:
construção de pilares na ponte de laguna.
Garantir a defesa
Morro da Fumaça
Noções básicas
Cambará do Sul
Governo do Estado
Longe das drogas
Morro da Fumaça
Governo do Estado