Atividade terapêutica

Dia da Yoga: em tempos de pandemia, técnica milenar, ajudou aliviar a tensão em tempos difíceis

Professora e aluna falam sobre a atividade

Por Redação Engeplus

Em 21/06/2021 às 13:12
imagem da noticia
Foto: Divulgação

Em tempo de pandemia do coronavírus, é preciso manter o equilíbrio, principalmente mental. Afinal os hábitos mudaram e é preciso lidar com a realidade, e manter os cuidados com o corpo e com a mente. No dia internacional da Yoga, técnica milenar de mais de 7 mil anos, apresentamos exemplos de pessoas que procuraram a atividade na busca desse equilíbrio, mesmo estando do outro lado do mundo.

É o caso de Shaiane Assis, brasileira que está adiantada às 23 horas, em relação ao horário de Brasília. Ela mora na Austrália, e procurou praticar Yoga no período da manhã. Lá são 6 horas, aqui no Brasil são 17 horas, quando a professora Cristina Pereira. 

Mesmo a distância, as duas buscam as mesmas coisas: melhorar a saúde. “Eu procurarei melhorar a respiração, na preparação para o parto”, explica Shaiane. Quando veio a pandemia e tudo estava fechado, ela procurou manter a atividade e lembrou da amiga dos tempos de escola, Cristina Pereira, de 36 anos, psicóloga e instituirá de Yoga.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

“Eu trabalho sentada, e sempre tive muitas dores. Com a Yoga aprendi a respirar melhor e estar mais no aqui agora, melhorando minha saúde mental e os benefícios que ela traz”, relata Shaiane.

Benefícios

A instrutora Cristina Pereira, da aula de yoga há 17 anos. Ela aponta que a prática fortalece os músculos e aumenta a consciência do agora trazendo mais equilíbrio. A respiração é outro fator importante, que apoia a mente no agora, buscando o relaxamento e a concentração. “Ela facilita na habilidade de lidar com as emoções”, aponta Cris.

“A maior parte dos sofrimentos é criada pela mente. Então a Yoga ajuda a lidar com a realidade, evita que a gente sofra. Entender a realidade, vai diminuir a questão do sofrimento”, argumenta. 

As mudanças provocadas pela pandemia

Conforme Cristina, a pandemia trouxe mudanças.  “A yoga ajuda a questionar a realidade que estamos vivendo. Muita gente perde o ente querido e a técnica ajuda a lidar com essas emoções”, avalia.

Para ela, não é que fazendo Yoga os problemas desaparecem, mas aprende a lidar com eles. “Transforma como a gente lida com isso. Dando espaço para o nosso acolhimento e aceitação da realidade como ela é. Dá espaço para escolher como vamos agir, ao invés de reagir”, finaliza. 

Leia mais sobre:

yoga,

Dia Mundial da Yoga.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral